sábado, 22 de junho de 2013

PRATICAR A VERDADE E EXPRESSAR O AMOR DE DEUS PREGANDO O EVANGELHO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Jo 15:12; 2 Pe 1:5-7; 1 Jo 3:16; 4:7
Ler com oração: Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4).

PRATICAR A VERDADE E EXPRESSAR O AMOR DE DEUS PREGANDO O EVANGELHO

O Senhor nos despertou para compreendermos o ministério de João em sua maturidade. Com isso hoje vivemos buscando a prática da palavra do Senhor, de sua revelação neotestamentária, por meio de Seu Espírito e da vida.
Percebemos que o mero conhecimento das verdades não é suficiente para a edificação do Corpo de Cristo. A única maneira de realizarmos essa edificação é por meio do exercício dos dons de cada membro, permanecendo arraigados e alicerçados no amor do Senhor. Nessa esfera a vida de Deus pode crescer em nós e se expandir por toda terra, alcançando todos os lugares.
Para que tenhamos a oportunidade de praticar essas palavras o Senhor nos colocou na vida da igreja e nos confiou ferramentas que nos auxiliam a exercitar nossos dons. Assim desenvolvemos nosso ministério e cooperamos com a edificação da igreja e com a volta do Senhor.
Em 3 Jo 5-8 lemos: “Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade”.
Desse modo, quando os irmãos que estão sendo aperfeiçoados no CEAPE chegarem a nossa cidade, precisamos acolhê-los, auxiliá-los em suas necessidades e orar por eles. Além disso, as igrejas devem dar suporte aos colportores, orando e cooperando com eles nessa comissão. Também precisamos rogar ao Senhor que nos dê recursos financeiros para ofertar para estes irmãos e para as necessidades da obra, a fim de nos tornarmos participantes dessa graça.
Quando vivemos a realidade da vida da igreja, praticando a verdade, o amor de Deus é gerado em nós. Pedro desenvolveu esse tema em sua segunda epístola, quando nos apresenta a fé como uma semente plantada em nós, que se desenvolve até que, por fim, o amor de Deus, o amor ágape, surja em nós (2 Pe 1:5-7). João igualmente escreveu sobre o amor de Deus, nos mostrando que Deus é amor e que todo aquele que ama é nascido de Deus (1 Jo 4:7). João ainda nos mostra que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito (Jo 3:16) e que nós devemos dar nossa vida por nossos irmãos (1 Jo 3:16). Esse é o mandamento deixado pelo Senhor: que nos amemos uns aos outros (Jo 15:12). Quando amamos o Senhor, também amamos as pessoas por quem Ele morreu. Desse modo, quando pregamos o evangelho, expressamos o amor do Senhor.
Por isso não podemos perder tempo. Sejamos sábios, remindo nosso tempo e servindo ao Senhor. Ele nos deu instrumentos como o BooKafé, que é um lugar onde podemos encontrar pessoas que estão sedentas pela palavra de Deus. Nesse ambiente podemos ter comunhão com essas pessoas, orando e fluindo o amor de Deus, e apresentando os diversos livros espirituais que as ajudarão a crescer na Fé. Ainda que tenhamos nossas atividades diárias, podemos separar um tempo, pela manhã, tarde ou noite, para ir a um BooKafé, para ter comunhão com os irmãos e pregar o evangelho para as pessoas. Muitos irmãos têm se consagrado para servir no BooKafé de sua cidade, inclusive no exterior, e o Senhor tem nos dado inúmeras experiências maravilhosas. Além do BooKafé, temos o CEAPE, onde também podemos consagrar um período de nosso tempo, um dia ou um final de semana, para sermos aperfeiçoados e nos tornar colportores. Dessa maneira podemos ser os que praticam a verdade e dão alegria ao Senhor (Jo 3:4).


Ponto-chave: Quando praticamos a verdade, o amor de Deus é gerado em nós.
Pergunta: De que modo prático podemos ser úteis ao Senhor em Sua obra?

PRATICAR A VERDADE POR MEIO DO MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Jo 1:4, 14; 5:39-40; 1 Jo 1:1-3; Ef 1:5, 7, 13-14
Ler com oração: Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:5-6). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63).

PRATICAR A VERDADE POR MEIO DO MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA DE JOÃO

Por meio do Evangelho de João percebemos que seu ministério é de Espírito e vida. Em vários capítulos ele destaca esse aspecto. Em João 3:6 lemos: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Além dessas palavras, ele também registrou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:39-40). Em João 6:63, então, ele destaca as palavras ditas pelo próprio Senhor: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.
Em sua maturidade o ministério de João estava centrado no Espírito e na vida. Ele não enfatiza as verdades ou o conhecimento doutrinário, mas sim o Espírito e a vida que estão na Palavra, o Verbo da vida (1 Jo 1:1-3). Além de criar todas as coisas, João escreve que a vida estava no Verbo, e essa vida era a luz dos homens (Jo 1:4). Então, o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de realidade (v. 14). João absorveu essa revelação e ajudou os efésios não só a compreendê-la, mas desfrutá-la e aplicá-la.
Através do ministério do Espírito e vida desfrutamos das bênçãos descritas em Efésios 1, a benção do Pai, a benção do Filho e a benção do Espírito. Regozijamo-nos com o fato de termos sido predestinados pelo Pai para sermos Seus filhos (Ef 1:5), louvamos ao Filho por ter-nos redimido segundo a abundância de Sua graça (v. 7), e glorificamos ao Espírito por garantir nossa herança em Deus (vs. 13-14). Tais revelações não foram dadas para nos constituir de conhecimento e doutrinas; antes, são para nosso desfrute e alegria no Espírito Santo. Aleluia!
Por isso para nós é um grande privilégio termos a oportunidade de viver a vida da igreja segundo esse ministério do Espírito e da vida. Damos graças ao Senhor pelas revelações apresentadas por Paulo no livro de Efésios e pela grande contribuição dada por João, que, por meio de seu ministério, nos ajuda a viver a realidade dessas revelações. Assim nos tornamos sensíveis à direção do Espírito, que nos habilita a realizar Sua obra, apressando a vinda do Senhor e a manifestação de Seu reino.


Ponto-chave: A Palavra não é para nos encher de conhecimento, mas de Espírito e vida.
Pergunta: Por que o ministério de João é tão importante para apressarmos a volta do Senhor?