segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MANTER ACESO O FOGO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Participantes da natureza divina (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica:  Mt 16:24-25; Lc 12:49

Ler com oração:  Não apagueis o Espírito (1 Ts 5:19). Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos (2 Tm 1:6).

MANTER ACESO O FOGO DO ESPÍRITO

Conforme vimos ontem, há fogo no espírito e ele é responsável por purificar-nos das impurezas de nossa alma. Essa “queima”, contudo, só acontece quando somos iluminados pelo Senhor, nos arrependemos e nos voltamos a Ele confessando nossas limitações e pecados.
Graças ao Senhor que em nosso dia a dia, nas situações corriqueiras, temos a oportunidade de ser iluminados pelo Senhor. No trato de uns para com outros, como na lida conjugal, relacionamento entre irmãos, ou mesmo no contato com conhecidos e desconhecidos, o Espírito traz-nos luz. Não precisamos esperar uma reunião da igreja para que isso ocorra, a qualquer hora e em qualquer lugar podemos experimentar esse queimar interior do espírito. Mesmo os que ministram a Palavra de Deus devem também vigiar para não serem surpreendidos usando o lado bom da vida da alma para falar aos irmãos. Se queremos seguir o Senhor, precisamos nos negar, e, se isso ocorrer voluntariamente, haverá maior eficácia do que fazê-lo forçado por circunstâncias (Mt 16:24).
Uma das maneiras de mantermos o fogo do espírito sempre acesso é ser aperfeiçoado no CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho). Os irmãos mais velhos, como os cooperadores na obra, foram encorajados a passar um tempo no CEAPE para serem aperfeiçoados, a fim de ter a mente renovada em vários aspectos, pois a velhice espiritual traz consigo muitos conceitos que nos fazem resistir à novidade de vida que o Senhor nos tem apresentado. Nosso muito falar precisa dar lugar à prática da Palavra, e, para isso, nada melhor do que sairmos de nosso habitat natural.
Alguns cooperadores da obra se submeteram à rotina do CEAPE, que preza pela comunhão matinal com o Senhor, incluindo oração individual ao despertar, leitura da Bíblia e do Alimento Diário. Eles também seguiram com afinco os horários e cumpriram as tarefas diárias de cultivo da horta; cuidado e limpeza do banheiro, do galinheiro, do chiqueiro e canil; além da colportagem. Eles também tiveram de depender muito do Espírito nos momentos de abordar pessoas nos semáforos da cidade e ir de porta em porta. Não foram poucas as equipes que, por falta de sucesso, ajoelharam-se nas calçadas para orar com desespero ao Senhor. Essa prática, entretanto, os ajudou a desfrutar da comunhão com o Senhor, receber Seu rico suprimento e depois orar com as pessoas levando-as a crer no Senhor, invocar o Seu nome, além de semear o evangelho do reino com os livros espirituais. Desde o despertar até o dormir, não se tinha outra opção, senão depender do Senhor. E, por causa disso, não havia murmuração, mas louvor e gratidão!


Ponto-chave:  Ser aperfeiçoado no CEAPE para manter sempre aceso o fogo purificador do Espírito Santo.

Pergunta:  Como as coisas práticas podem nos ajudar a depender do Senhor?