quarta-feira, 14 de maio de 2014

AS EXIGÊNCIAS DE DEUS PARA O HOMEM REINAR NO MUNDO QUE HÁ DE VIR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 7: As verdades na forma da letra [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Mt 25:1-30; Rm 8:29; 10:9-13;1 Jo 3:2

Ler com oração: Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25:21).


AS EXIGÊNCIAS DE DEUS PARA O HOMEM REINAR NO MUNDO QUE HÁ DE VIR

Sabemos, através de Hebreus 2:5-8, que Deus entregará o mundo vindouro ao governo do homem, mas para isso precisamos passar por várias etapas até que estejamos aptos para cumprir as exigências de Deus.
Primeiramente, precisamos ser regenerados, ou seja, receber a vida de Deus por meio de um novo nascimento. Isso acontece quando cremos no Senhor e invocamos o Seu nome (Rm 10:9-13). Após a regeneração, somos conduzidos por Deus ao viver da igreja, que nos ajuda a negar a nossa vida da alma, de modo que a vida divina possa crescer em nós e nos tornar mais parecidos com Ele (8:29; 1 Jo 3:2).
Quando falamos da igreja, não estamos nos referindo a uma organização ou grupo. No decorrer dos séculos, surgiram diversas interpretações sobre esse tema, o que resultou em sucessivas divisões entre os filhos de Deus. De certa forma, mesmo aqueles que acreditavam estar seguindo a maneira bíblica de se reunir, deixavam de lado irmãos que se reuniam em lugares diferentes. Com o passar do tempo, ganhamos luz diante do Senhor, e nossa visão mudou: precisamos deixar de criticar os filhos de Deus e ajudá-los a crescer na vida de Deus, de modo que estejamos todos preparados para reinar com Cristo no mundo que há de vir.
O crescimento da vida divina em nós pode ser representado pela parábola da dez virgens (Mt 25:1-13). A fim de entrar para as bodas de Cristo, as virgens prudentes tiveram de guardar azeite nas suas vasilhas, isto é, permitiram que o Espírito de Deus aos poucos preenchesse sua alma. Dessa maneira, com o acréscimo da vida de Deus em nosso ser, poderemos gozar da presença do Senhor e reinar com Ele na era vindoura.
O segundo requisito para reinar com Cristo é saber administrar recursos e pessoas, o que podemos aprender por meio dos diversos serviços que exercemos na vida normal da igreja. Essa condição pode ser vista na parábola dos talentos (vs. 14-30), na qual os servos que negociaram o que receberam de seu senhor foram recompensados por ele (vs. 21, 23), ao passo que o servo que enterrou o seu talento debaixo da terra foi reprovado e teve de ser disciplinado pelo seu senhor (vs. 24-30).
Que possamos nos preparar hoje, negando a nós mesmos, para crescer espiritualmente, “negociando” os talentos que recebemos no serviço ao Senhor. Se formos fiéis no pouco que o Senhor nos confiou nesta era, Ele nos colocará sobre o muito na era vindoura.


Ponto-chave:
Crescer em vida e ser bons administradores.