domingo, 9 de novembro de 2014

O VIVER DE UM CRISTÃO NORMAL

ALIMENTO DIÁRIO

 EXTRAINDO VIDA DOS ESCRITOS DE PAULO
 O viver de um ministro da nova aliança – (Rm 8:14-16)

Leitura bíblica: Rm 2:15; 8:14; 1 Co 1:9; 2 Co 2:12-13

Ler com oração: Percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (At 16:6-7).


O VIVER DE UM CRISTÃO NORMAL

Nesta semana, vimos que Deus criou o homem diferentemente dos anjos. No caso dos anjos, embora Deus pudesse governá-los, não podia entrar neles, pois eles não tinham a capacidade de recebê-Lo.
O principal interesse de Deus ao criar o homem e colocar dentro dele Seu sopro divino, isto é, o espírito do homem, era ter comunhão com ele e governá-lo a partir de seu espírito. Conforme vimos, o espírito humano tem três partes – consciência, comunhão e intuição. Na consciência temos a sensibilidade para discernir o certo e o errado. Quando somos obedientes à consciência, temos paz. Ao desobedecer, temos inquietação, sentimo-nos acusados (Rm 2:15). Se insistirmos nas coisas erradas, cauterizamos a consciência. Como cristãos normais, devemos nos submeter ao governo de Deus, estando atentos à nossa consciência.
A segunda parte do espírito humano é a comunhão. Por meio dela ouvimos o falar de Deus (1 Co 1:9). Pela falta de comunhão com Deus, em especial, algumas jovens vestem qualquer tipo de roupa para ir às reuniões. Mesmo assim o Senhor insiste em falar com elas: “Filha, não faça isso! Não saia dessa maneira!”. Se obedecerem à orientação do Senhor recebida na comunhão, sua consciência terá paz. A terceira parte do espírito humano é a intuição. Nessa parte temos a revelação e direção de Deus para nós. Segundo a experiência, tanto a comunhão como a intuição andam juntas. Deus fala conosco na comunhão, mas recebemos Sua revelação e direção pela intuição.
O grande benefício de viver e andar no espírito é que Deus pode nos corrigir e ajustar (At 16:6-7; Rm 8:14; 2 Co 2:12-13). Por meio do espírito do homem, Deus tem como governar sua alma e as ações de seu corpo. Para experimentar o controle de Deus sobre nossa vida, devemos invocar Seu nome e negar a nós mesmos. Aos que permitirem a Deus guiá-los assim, Ele entregará o governo do mundo que há de vir. Essa, portanto, é a meta de Deus e deve ser a aspiração de um ministro da nova aliança. Amém!
 

Ponto-chave: Ser governado por Deus.