sábado, 31 de outubro de 2020

CHAMADOS PARA TRILHAR O CAMINHO DA GLÓRIA

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – SÁBADO (páginas 34 e 35)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: DEUS NOS CHAMA PARA SEU REINO E GLÓRIA – (1 TS 2:12)
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
1 Ts 2:7, 11-12
Ler com oração:
Para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 2:14).


CHAMADOS PARA TRILHAR O CAMINHO DA GLÓRIA

O relacionamento de Paulo com a igreja em Tessalônica é, de fato, inspirador. De um lado, seu procedimento era semelhante ao de uma mãe que acalenta, alimenta e pega no colo seus filhos. De outro, sua conduta também era como a de um pai que exorta (1 Ts 2:7, 11). E foi com essas credenciais, de mãe e pai, que Paulo pôde dizer: “Exortamos, consolamos e admoestamos” (v. 12). Querido leitor, é desse tipo de irmão que a vida da igreja precisa. Por vezes ouvimos alguém dizer: “Aquela irmã é uma mãe para mim”, ou “aquele irmão é um pai”. Todos precisamos ser mães e pais uns dos outros. Mães que cuidam, alimentam, dão carinho, e pais que exortam, corrigem, consolam, admoestam!
Paulo reforça a questão do rogo e da exortação, como se lê: “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo” (1 Ts 4:1a). E, no final da epístola, mais uma vez ele diz: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos”(5:14a). Na igreja, precisamos de pais que nos admoestem. Tudo isso nos mostra como Paulo se preocupava com aqueles irmãos, de modo a estar sempre pronto a exortá-los como pai.
Mas qual era a razão da exortação de Paulo? Leiamos: “Exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória” (1 Ts 2:12). A expressão grega para “viverdes” é peripateo, que diz respeito ao andar diário e pessoal. Paulo estava convocando os irmãos a que andassem no dia a dia de forma digna de Deus, que nos chama para Seu reino e glória. Andar de modo digno é andar de acordo com a vontade de Deus. Mas por que Deus nos chama para andar de modo digno? Porque Ele nos escolheu. Amado leitor, Deus escolheu você, você mesmo que está recebendo esta palavra. Hoje, você está sendo chamado porque foi escolhido por Deus antes mesmo de nascer. Atenda a Seu chamado, pois Ele é fiel e o ajudará a percorrer esse caminho. O que cabe a nós é apenas perseverar. “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1 Ts 5:24).
O chamamento de Deus se dá mediante a pregação do evangelho, conforme lemos: “Para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Ts 2:14). Portanto, todas as vezes que você ouvir a palavra de Deus ser proferida, é o evangelho vindo até você. Esse evangelho visa conduzir-nos a alcançara glória. Este é o destino de nosso chamamento: Seu reino e glória (1 Ts 2:12).
O apóstolo Pedro também reforçou essa questão do chamamento e nos deu importantes contribuições, como lemos aqui: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pe 5:10). Pedro confirma que nossa ida para a glória não será simples, mas mediante sofrimento. Contudo esse sofrimento, quando comparado com a glória do reino, se torna suportável. Permaneçamos firmes e oremos uns pelos outros, pois queremos que todos cheguem ao destino final, o reino.
A primeira vinda do Senhor Jesus foi precedida de uma proclamação e um chamado ao arrependimento: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”(Mt 3:2). Hoje, às portas de Sua segunda vinda, nós também podemos perceber o chamamento de Deus para que nos arrependamos, isto é, tenhamos uma mudança de mente, de atitude e de postura. Vamos aguardar a vinda do Senhor como um soldado de Seu exército, de prontidão!
Se perguntarmos: “Quem quer o reino?”, todos dirão: “Eu quero!”. Mas, se perguntássemos: “Quem quer sofrer?”, alguns iriam esmorecer. Não estamos com isso dizendo que devemos orar ao Senhor pedindo mais sofrimentos, pois os que nos são destinados surgem de forma espontânea e são suficientes. Nossa necessidade é perseverar mesmo em meio a sofrimentos!