sábado, 14 de novembro de 2020

O CAMINHO PARA RECONECTAR O HOMEM A DEUS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 – SÁBADO (páginas 68 e 69)

SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG

Mensagem:
A OBRA DE FÉ – (1 TS 1:3; 2 TS 1:11)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:

Gn 15:6; Rm 4:3; 9:20-21; 10:8-13; Ap 19:11-21

Ler com oração:
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido (Gl 3:14).

O CAMINHO PARA RECONECTAR O HOMEM A DEUS
O Criador tem total direito sobre nós, Suas criaturas (Rm 9:20-21). Apesar de o Criador ter direito sobre a criatura, o governo humano não aceita isso e quer libertar-se desse laço e soltar-se das algemas (Sl 2:3). O ser humano não quer nenhuma ligação com Deus. Foi debaixo desse princípio que Ninrode fundou o governo humano. No tempo do fim, o governo do homem estará sob o domínio do anticristo e do falso profeta. Eles farão com que todos os governantes e seus exércitos marchem contra Deus na última batalha, em Armagedom (Ap 19:11-21). A motivação, desde o início, é libertar-se de uma vez por todas do laço que vincula a criatura ao Criador.
O mundo caminha cada vez mais para a negação de Deus. Quando Noé saiu da arca, a primeira coisa que fez foi levantar um altar e invocar o nome do Senhor (Gn 8:20). Contudo, anos depois, com Ninrode, a humanidade não queria mais invocar o nome do Senhor, e sim, exaltar o próprio nome e declarar sua independência de Deus.
Mesmo com essa situação caótica, Deus não desistiu de Sua vontade eterna. Ao ver a situação da humanidade, o Senhor chamou Abraão, que se tornou justo por meio da fé (Gn 15:6; Rm 4:3). A fé é o meio pelo qual o homem se reconecta a Deus. Abraão foi um homem de fé, e, dele, Deus gerou o povo de Israel.
Leiamos: “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão” (Gl 3:6-9). O texto bíblico continua: “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (v. 14). No entanto, antes que chegasse a fé, Deus guardou o povo de Israel sob a tutela da lei (v. 23). O povo de Israel ficou guardado debaixo da tutela da lei durante um tempo, mas o que Deus realmente queria era começar uma nova era, por meio de Cristo, em que o homem se reconectaria a Deus mediante a fé.
Até que o tempo se cumpriu e, em meio ao caos, rebeldia, independência e fúria contra Deus por parte do governo humano, Cristo veio como homem para reconectar-nos a Deus. A reconexão ocorreu quando Jesus Cristo se encarnou, morreu na cruz e realizou a redenção por nós, perdoando nossos pecados. Essa redenção tornou-se eterna, pois Jesus ofereceu-Se a Deus pelo Espírito Eterno (Hb 9:14). Foi por essa causa que Deus nos recebeu e fomos reconectados a Ele pela fé. Realizada a redenção de Cristo, a reconexão com Deus tornou-se extremamente simples: basta ao homem crer (Rm 10:4).
Paulo disse em Romanos: “Que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos” (10:8). Em Tessalônica, Paulo não pregou outra coisa senão a palavra da fé. Essa palavra é uma Pessoa viva. Pela palavra recebemos a fé e nos reconectamos a Deus: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (v. 9). Confessamos com a boca para todos ouvirem e saberem, até mesmo os principados e potestades, os anjos rebeldes e os demônios, que não estamos mais desconectados de Deus; antes, por meio de Jesus, nosso Cabeça, nosso centro, fomos reconectados a Deus. É por essa razão que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (v. 13).
Além de confessar com a boca audivelmente, é necessário também crer com o coração que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos. É importante crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos, pois, quando Jesus morreu na cruz para nossa redenção, Deus não O deixou na morte, mas O ressuscitou e O gerou como Filho Primogênito. Jesus é o primeiro ser humano a se tornar Filho de Deus. Com Sua ressurreição, Ele abriu a porta para que os homens também se tornassem filhos de Deus. Hoje, cada vez que invocamos o nome do Senhor, experimentamos Suas riquezas, pois estamos reconectados a Ele (Rm 10:12).
Pergunta:
De maneira prática, como o homem pode reconectar-se a Deus?

Meu ponto-chave: