sábado, 30 de novembro de 2013

ANDAR EM COORDENAÇÃO E SER ATIVO E FRUTÍFERO NA OBRA DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Participantes da natureza divina (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica: Jo 21:15-23; 2 Pe 1:8

Ler com oração:  Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres (Jo 21:18).

ANDAR EM COORDENAÇÃO E SER ATIVO E FRUTÍFERO NA OBRA DO SENHOR

Graças ao Senhor pelo ministério de João em sua maturidade. Esse ministério é Espírito e vida! Diferentemente dos demais servos de Deus, o ministério confiado a João é um ministério que permanecerá até a volta do Senhor (Jo 21:23).
Quando Pedro estava no mar de Tiberíades, pescando com mais seis discípulos, o Senhor lhe apareceu (vs. 1-2). Após comerem, o Senhor perguntou três vezes a Pedro se ele O amava (vs. 15-17). Em seguida, o Senhor acrescentou: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias” (v. 18a). A palavra moço, nesse versículo, significa infantil ou de pouca idade espiritual. Pedro ainda era imaturo, por isso cingia a si mesmo, era “dono de seu próprio nariz”, isto é, sua vida da alma ditava as regras.
O Senhor prosseguiu: “Quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18b). A palavra velho tem um sentido figurado e significa maduro ou crescido em vida. Nessa condição, Pedro passaria a ser cingido e não mais cingiria a si mesmo. Ele seria conduzido por outros. Essa é uma boa lição para nós que servimos na obra do Senhor, isto é, temos de aprender a não servir sozinhos. Os que servem sozinhos não querem dar satisfação a ninguém.
O melhor é servirmos em coordenação com outros. Na obra do Senhor, precisamos de companheiros espirituais. Esse companheiro nos leva para onde não queremos ir, de modo que passamos a ser comandados por outros, que nos levam, espiritualmente, para onde não queremos ir.
Como a vida da alma de Pedro, nessa altura, ainda não estava totalmente eliminada, vendo a João que os acompanhava, Pedro disse ao Senhor: “E quanto a este?” (Jo 21:21). O Senhor, porém, lhe respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22). Os demais discípulos, por causa disso, passaram a dizer que João não morreria. O próprio João explicou: “Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” (v. 23). João lhes explicou que não se tratava da pessoa dele que não morreria, mas o seu ministério permaneceria até a volta do Senhor.
O ministério de João é o único que, mesmo depois de sua morte, não acabou, ainda estamos nele. Esse ministério nos leva para o espírito e para a vida. Esse ministério nos ajuda a crescer na vida e natureza de Deus e produz em nós o amor ágape.
Quando praticamos o ministério de João em sua maturidade, nos tornamos ativos e frutíferos (2 Pe 1:8). O BooKafé, o BooKafé nas garagens das casas, também conhecido como BooKafé caseiro, os lugares de oração, a colportagem e o CEAPE são boníssimas ferramentas que o Senhor, hoje, disponibilizou para Seus filhos serem ativos e frutuosos.
Se assim praticarmos, temos uma promessa maravilhosa: “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (v. 11). Diante disso, vale a pena negar nossa vida da alma e viver a vida da igreja queimando em nosso espírito e praticando as ferramentas disponíveis, pois o Senhor nos promete ter uma entrada ampla em Seu reino. Aleluia!


Ponto-chave:  Aprender a não servir sozinho.

Pergunta:  Qual é a maneira de obtermos amplo acesso ao reino?


O AMOR ÁGAPE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

 Participantes da natureza divina (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica:  Mt 5:43-44; 1 Co 8:1b; 1 Jo 4:8, 16

Ler com oração:  Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor (2 Pe 1:5-7). Deus é amor (1 Jo 4:8). Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mt 5:44).

O AMOR ÁGAPE

Ontem vimos sobre a grande verdade contida na Segunda Epístola de Pedro: Deus se fez homem para o homem ser como Deus em vida e natureza, sem a Deidade. Mas qual é a natureza de Deus? Deus é amor (1 Jo 4:8, 16), portanto a natureza de Deus é amor.
O apóstolo Pedro nos ajuda a compreender como Deus deseja trabalhar Sua natureza para dentro de nós: “Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade” (2 Pe 1:5-6). Nosso ponto de partida é a fé. Associando a ela as demais virtudes, temos a piedade. Isso indica que Deus já começa a tomar forma em nós, pois passamos a nos parecer com Ele.
O trabalhar de Deus em nós ainda prossegue: “Com a piedade, a fraternidade” (v. 7a). “Fraternidade” em grego é filadélfia, que significa amor entre irmãos. Essa é a característica da igreja em Filadélfia (Ap 3:7-8): os irmãos se amam porque estão cheios da vida de Deus.
Para sermos como Deus em vida e natureza, entretanto, precisamos avançar um pouco mais. Por isso Pedro acrescenta: “Com a fraternidade, o amor” (v. 7b). Esse amor é o amor ágape, o amor de Deus. Esse é o nível mais alto de nosso crescimento de vida. Esse amor é impossível de se imitar.
O amor ágape é capaz de nos fazer amar nossos inimigos e orar por eles. Em Mateus 5:43 lemos: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. Até aqui não há muita dificuldade em praticar. Contudo o versículo 44 continua: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. Neste ponto, o amor fraternal não é suficiente, pois seria o mesmo que amar quem é amável. Contudo, amar nossos inimigos e orar por eles, somente o amor ágape é capaz de fazer.
Para praticarmos o amor ágape, amando e orando por nossos inimigos, precisamos do caminho do Espírito e vida, do ministério do apóstolo João. Nesse ministério, o foco não é nos enchermos de conhecimento, pois ele nos ensoberbece (1 Co 8:1b). Antes, necessitamos da vida, pois ela faz com que nos tornemos filhos do Pai celeste (Mt 5:45a). Ou seja, somente os que têm a vida do Pai celeste conseguem praticar esse nível de amor.
O amor ágape excede todo entendimento. Somente o amor divino excede o “amar os que nos amam” e “saudardes somente os nossos irmãos”. Esse amor faz “chover sobre justos e injustos” (vs. 45b-47). O máximo que o lado bom de nossa alma pode tentar imitar é o amor fraternal. O amor ágape, porém, requer a vida e a natureza de Deus.
A parábola do joio e do trigo é uma boa ilustração acerca de como devemos lidar com os que nos perseguem (13:24-30). O Senhor nos recomenda não “arrancar” o joio semeado junto com o trigo. Pelo contrário, diz para “deixar crescer até a colheita”. O que determina que “joio” não é “trigo” é o crescimento de vida. O trigo, quando maduro, por causa de seus frutos, pende, encurva-se, indicando que, quanto mais crescemos em vida, mais humildes nos tornamos. O joio, entretanto, não é assim. Seu caule continua ereto, como se estivesse orgulhoso. Como trigo que cresce e frutifica, nossa comissão, hoje, é alimentar nossos conservos, os inúmeros filhos de Deus que estão em diversas congregações. Nosso coração precisa ser grande como o de Deus. Este é suficiente para acolher todos os Seus filhos, inclusive aqueles que nos perseguem.
Por fim, Pedro conclui, dizendo: “Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pe 1:8). Ser ativo e frutífero é o resultado de alguém que está na busca pelo crescimento de vida e da natureza de Deus.


Ponto-chave:  Amar nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem e alimentar os nossos conservos.

Pergunta:  Que diferença há entre o amor fraternal e o amor ágape?