quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O AMBIENTE ADEQUADO PARA OUVIR O FALAR DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica: At 11:23-26, 29-30; 13:1-3; 15:1-5

Ler com oração: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres. [...] E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo (At 13:1-4a).

O AMBIENTE ADEQUADO PARA OUVIR O FALAR DO ESPÍRITO


Por força do arranjo soberano do Senhor, Paulo permaneceu algum tempo em Tarso após ter sido enviado para lá pelos irmãos de Jerusalém. Não sabemos quanto tempo ele permaneceu naquela cidade, todavia cremos que ele já estava sendo aperfeiçoado para a obra. Quando surgiu a igreja em Antioquia, Barnabé foi enviado até lá pelos irmãos que estavam em Jerusalém e, depois de testemunhar a alegria dos irmãos em Antioquia e de exortá-los a permanecerem no Senhor, partiu para Tarso à procura de Paulo e, tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia (At 11:23-26).

Eles permaneceram naquela cidade por um ano, servindo aos irmãos e pregando o evangelho às pessoas. Naquele tempo Paulo ainda estava aprendendo com Barnabé a servir o Senhor (vs. 29-30; 12:25). O capítulo 13 mostra que havia na igreja de Antioquia um ambiente saudável, com profetas e mestres servindo ao Senhor com jejum e oração, em comunhão íntima com Ele (vs. 1-2). Por causa desse ambiente positivo e cheio do Espírito, cremos que Paulo cresceu na vida de Deus, aprendendo a viver mais no espírito e a confiar menos em suas razões.

 Ali, ele também foi aperfeiçoado para a obra do ministério, aprendendo a se coordenar com os demais irmãos e a ser um dos profetas e mestres na igreja.
Por estarem no espírito, eles puderam discernir a voz do Espírito Santo, que teve liberdade para dizer: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (v. 2). O Senhor precisava deles para levar o evangelho aos gentios. Assim, partiram para a primeira viagem ministerial, na qual passaram por muitos lugares e muitas situações perigosas, como tempestades, ondas e naufrágio, porém o Senhor os guardou.

Em Gálatas 3:3 vemos como eles realizavam a obra de Deus. Paulo e Barnabé conduziam as pessoas ao Espírito. Eles pregavam o evangelho e levavam as pessoas a receber o Espírito por meio de invocar o nome do Senhor Jesus (1 Co 1:2; 12:3). Assim eles pregaram o evangelho na Galácia e na Ásia Menor, estabelecendo igrejas por onde passavam.

Entretanto, em Atos 15:1 lemos: “Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos”. Esses judaizantes de Jerusalém perturbavam e confundiam o entendimento dos novos crentes, pois, ao contrário do que Paulo e Barnabé lhes haviam anunciado, ensinavam que não bastava aos gentios crerem no Senhor, impondo-lhes a circuncisão e a observância da lei mosaica como condição para serem salvos (v. 5).

Diante dessa situação, Paulo e Barnabé decidiram ir a Jerusalém, a fim de levar o assunto aos apóstolos e presbíteros da igreja naquela cidade (v. 2). Depois de darem testemunho acerca de tudo que Deus fizera por intermédio deles, deflagrado um grande debate entre todos, Pedro tomou a palavra e lhes falou (vs. 7-11). Infelizmente, nesse tempo o apóstolo Pedro quase não mais exercia liderança na igreja em Jerusalém e, mesmo tendo falado com a sabedoria do Espírito, suas palavras tiveram pouca repercussão. Além disso, havia muitas tradições e conceitos religiosos naquele ambiente.

Essa situação nos revela quão prejudicial são nossos conceitos e tradições, pois nos impedem de ouvir e discernir o falar do Espírito. Devemos sempre esvaziar nosso ser diante do Senhor, em temor e oração, para que possamos atender ao Seu chamado e não ser pedra de tropeço na obra do Senhor.


Ponto-chave: Viver no espírito e servir em coordenação para ouvir o falar do Espírito.
Pergunta: Por que em Atos 15 os líderes da igreja em Jerusalém não foram convencidos pelas palavras de Pedro?