sábado, 5 de abril de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERMANECER FIÉIS EM QUALQUER SITUAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 1: Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)

Leitura bíblica: Ap 2:10, 13; 3:8


Ler com oração: Da mais profunda cova, Senhor, invoquei o teu nome. [...] De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas (Lm 3:55, 57).

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERMANECER FIÉIS EM QUALQUER SITUAÇÃO

No início da história da igreja, depois do período representado pela igreja em Éfeso, temos a igreja em Esmirna como exemplo dos que invocavam o nome do Senhor. Esmirna significa mirra, que, na Bíblia, representa sofrimento. No período compreendido entre o segundo e o terceiro séculos depois de Cristo, a igreja passou por pelo menos dez grandes perseguições, e muitos cristãos foram mortos pelo Império Romano (Ap 2:10). No entanto, mesmo em face da morte, os irmãos não deixaram de invocar o nome do Senhor. Podemos dizer que, quanto mais O invocavam, mais eram fortalecidos e ousados em promover o evangelho.
Em Apocalipse 2:13, vemos um irmão, Antipas, cujo nome significa contra tudo, um remanescente de Esmirna, que se posicionou contra a perseguição e foi fiel até à morte. Podemos inferir que, mesmo após sua morte, nos períodos representados por Pérgamo, Tiatira e Sardes, alguns irmãos permaneceram invocando o nome do Senhor, mesmo diante de situações negativas. Por fim, na carta à igreja em Filadélfia, o Senhor menciona aqueles que, apesar da pouca força, guardaram Sua Palavra e não negaram Seu nome, mas seguiram invocando-O (3:8).
Esses exemplos nos mostram que, independentemente da situação em que nos encontremos, não podemos nos esquecer desse nome. Mesmo em um contexto de perseguição e morte, ainda podemos ser salvos por invocar o nome do Senhor. Isso nos dará força para permanecermos fiéis em toda e qualquer situação.