segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O MINISTÉRIO DE JOÃO É DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA - Mens 14


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 O ministério que permanecerá até que o Senhor venha (Jo 21:18-23)

Leitura bíblica: Jo 6:63; 1 Co 6:17; 12:3; 15:45b; 2 Co 3:6; Ef 6:17-18

Ler com oração:  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 2:7a, 11a, 17, 29; 3:6, 13, 22). Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:24). Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta (Ap 1:10).

O MINISTÉRIO DE JOÃO É DO ESPÍRITO

Segundo o Senhor Jesus, o ministério que permanecerá até que Ele venha é o ministério do apóstolo João. Esse ministério tem algumas características que serão desenvolvidas ao longo desta semana.
A primeira característica do ministério do apóstolo João é que seu ministério é do Espírito. Leiamos “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:5-6). Nenhum outro livro da Bíblia ou evangelho fala tanto do Espírito como nos escritos de João. Desde a nossa regeneração, precisamos ser pessoas que vivem no espírito, pois nele está o Espírito que dá vida (1 Co 6:17; 15:45b).
O ministério do Espírito é o ministério que precisamos ter, e não o da letra, pois a letra mata, mas o Espírito é o que dá vida (2 Co 3:6b). Quando nossa atitude para com as verdades, que é a Palavra de Deus, é de analisar, estudar, para debater e discutir, incorremos num grave erro – além de não ganharmos vida usaremos a letra para matar os outros com discussões e debates. Por isso temos sido orientados a ler toda a Palavra de Deus com oração, no espírito.
Em João 4:24 lemos: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Esse versículo contém uma tremenda revelação – Deus é Espírito e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e em realidade! No espírito há realidade, que é a maneira pela qual devemos adorar o nosso Senhor.
Lemos em João 6:63: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. É o Espírito que nos dá vida. Por isso devemos, ao ler a Palavra, exercitar nosso espírito, onde habita o Espírito de Deus, por meio de invocar o nome do Senhor (1 Co 12:3) e orar (Ef 6:17-18). À medida que exercitamos nosso espírito enquanto lemos a Bíblia, tocamos no Espírito e na realidade da Palavra.
Quando agimos de maneira doutrinária, não conseguimos transmitir o Espírito às pessoas. Por mais habilidosos que sejamos para expor a Palavra a alguém, podemos apenas comunicar conhecimento bíblico ou teologia sistemática. Mas, quando exercitamos nosso espírito, “bombeamos” vida de nosso espírito ao espírito das pessoas. Dessa maneira, quando abrimos nossa boca, fluem rios de água viva de nosso interior, a fim de suprir-lhes vida (Jo 7:37-38). Não se trata de um gotejar, mas de um forte fluir de água viva que lava toda velhice e tradição. É como um jato de água capaz de tirar toda sujeira. Portanto a origem desses rios de água viva é o nosso espírito. Se, contudo, ele estiver como um conta-gotas, precisamos receber luz do Senhor e nos arrepender, pois é possível que haja alguma obstrução, como nossa vida da alma.
Leiamos também João 14:16-17: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. O Espírito da realidade, hoje, está em nós. Toda vez que você for tentado a usar sua mente para apenas analisar a Palavra, pare tudo! Volte-se ao Espírito, que está em você, ore e, então, leia.
Por esses versículos vemos que o ministério do apóstolo João é o ministério do Espírito. Amém!


Ponto-chave: Estar no espírito para transmitir às pessoas a água da vida.

Pergunta: Qual é a forma mais simples de estar no espírito?

O MINISTÉRIO DE JOÃO PERMANECERÁ ATÉ A VOLTA DO SENHOR




ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA - Mens.14

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O ministério que permanecerá até que o Senhor venha (Jo 21:18-23)

Leitura bíblica: Jo 17:17; 21:18-23

Ler com oração: Respondeu- lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? (Jo 21:22-23).

O MINISTÉRIO DE JOÃO PERMANECERÁ ATÉ A VOLTA DO SENHOR

O tema desta nova série do Alimento Diário é: Nossa atitude para com as verdades. As verdades são o conteúdo da Palavra de Deus e dizem respeito à Sua economia neotestamentária, isto é, são as palavras da fé que podem mudar nossa vida (Jo 17:17).
Não há nenhum problema com as verdades. A questão é a nossa atitude para com elas. Se a nossa atitude é de apenas conhecer as verdades com o fim de aumentar nosso conhecimento teológico e doutrinário, está incorreto. Pelo contrário, a atitude correta para com as verdades é a de conhecê-las com o fim de praticá-las.
O tema desta semana é: O ministério do apóstolo que permanecerá até que o Senhor venha. Essas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus quando teve comunhão com Pedro no mar de Tiberíades (Jo 21:1). Depois de Pedro ter respondido por três vezes ao Senhor Jesus que o amava, o Senhor lhe pediu: “Apascenta os meus cordeiros” (v. 15), “Pastoreia as minhas ovelhas” (v. 16) e “Apascenta as minhas ovelhas” (v. 17).
Em seguida, o Senhor acrescentou a Pedro: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18). Então João explicou: “Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me” (v. 19). Essas palavras não foram acolhidas com muita alegria por parte de Pedro. Como ele viu que João os acompanhava, talvez questionando por que somente ele era alvo daquelas palavras, disse: “E quanto a este?” (v. 21).
A partir daí o Senhor disse a Pedro: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22). Então entre os discípulos se tornou corrente que o apóstolo João não morreria (v. 23a). João, contudo, explicou: “Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” (v. 23b).
Por séculos não se entendia com precisão a afirmação do Senhor: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. Se a explicação fosse de que João não morreria, hoje ele teria mais de dois mil anos de idade! Nesses dias, porém, o Senhor nos mostrou que essa porção da Palavra se refere ao ministério de João e não à sua pessoa.
As palavras deixadas por Paulo, Pedro e João estão na Bíblia. O ministério, entretanto, que permanecerá até que o Senhor venha, o qual devemos seguir e aplicar ao ler as Escrituras e viver a vida da igreja, é o ministério do apóstolo João.


Ponto-chave: Conhecer as verdades com o fim de praticá-las.

Pergunta: O que quis dizer Jesus quando afirmou que João permaneceria até que Ele viesse?