quinta-feira, 26 de novembro de 2020

VIGIAR E SER SÓBRIO

 ALIMENTO DIÁRIO

*SEMANA 2 – QUINTA-FEIRA (páginas 35 e 36)*
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VINDA DE CRISTO É CERTA – 1 TS 4:16-18
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 5:1-8
Ler com oração:

*Vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo , vigiemos e sejamos sóbrios (1 Ts 5:5-6).

VIGIAR E SER SÓBRIO
Quando o Senhor Jesus nasceu, foi-Lhe dado também o nome de Emanuel. O nome Emanuel significa “Deus conosco”. E, em nossa experiência com Ele, esse nome indica que, durante toda a nossa jornada cristã, Sua presença sempre estará conosco. Jesus disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20b). Portanto, sem dúvida, a presença do Senhor está conosco sempre, até o fim. Mesmo após os vencedores serem arrebatados (no começo da segunda metade dos sete anos da grande tribulação), ainda que Sua parusia (vinda oculta do Senhor Jesus) não alcance a terra, Ele cuidará dos cristãos que ficarem aqui na terra durante esse período. Como nosso Senhor é amoroso! Ele não nos abandonará.
Ao terminar a grande tribulação, a seara já estará madura, e será dada uma ordem ao anjo para ceifar toda a seara: esse será o arrebatamento da maioria dos crentes (conforme o registro de 1 Ts 4:17). Esses filhos de Deus serão levados aos ares, para o encontro do Senhor, que virá com Seus santos vencedores, aqueles que vivem uma vida vitoriosa hoje. Vamos buscar mais o Senhor para ser vencedores desde já!
Leiamos a advertência de Paulo: “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Ts 5:1-2). Na verdade, ninguém sabe o dia da volta do Senhor. Nem o próprio Filho sabe. É um segredo que está no coração do Pai. Esse dia virá como ladrão de noite. Por acaso o ladrão avisa quando vai roubar sua casa? Não! E geralmente é à noite que ele vem, bem no momento em que dormimos e relaxamos. Que esses versículos nos sejam uma advertência, a fim de ficarmos sempre acordados.
E a advertência continua: “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão” (1 Ts 5:3). Essa paz e essa segurança se referem ao acordo feito pelo anticristo com Israel. Haverá, então, uma sensação de paz mundial, de segurança mundial, que deixará todos aliviados e sem temor. Nesse momento, a confiança e a credibilidade das pessoas serão renovadas, mas durará pouco tempo. A expressão “repentina destruição” indica a quebra do acordo de paz realizado pelo anticristo. Nesse momento ele começará a perseguir judeus e cristãos. É o que é revelado nos versículos a seguir: “Quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!” (Mt 24:17-19). Contudo Paulo nos dá um grande consolo: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Ts 5:4-6). Este é o espírito de vencedor: ser sóbrio e vigilante para não ser apanhado de surpresa. Um bom vencedor vigia e permanece sóbrio, pois está servindo ao Senhor com seu espírito sempre aceso; todavia “os que dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (vs. 7-8).
Pergunta: De acordo com a leitura acima, como devemos viver hoje se quisermos ser vencedores?

Meu ponto-chave: