sábado, 9 de agosto de 2014

O SENHOR É O ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Jo 14:16-17, 23; 1 Co 6:17

Ler com oração:  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2 Co 3:17).


O SENHOR É O ESPÍRITO


O ministério do apóstolo Paulo foi governado principalmente pelas revelações que obteve no terceiro céu, quando em espírito foi arrebatado: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Co 12:1-4).
Nessa época, Paulo ainda não tinha condições de descrever tudo o que vira no paraíso. Posteriormente, porém, ele as colocou por escrito, na forma de letras, em suas epístolas. Baseado nessas revelações, enquanto esteve preso em Roma, já um pouco mais maduro, o apóstolo Paulo apresentou importantes verdades do Novo Testamento. Ele as escreveu em forma de letra, em suas catorze epístolas a fim de que nós, hoje, sejamos ajudados.
É importante frisar que o grande desafio dos cristãos hoje não está em meramente interpretar as grandes visões e revelações que Paulo teve, mas praticá-las. Nesse aspecto, certamente, carecemos de grande ajuda. Ao longo dos séculos, muitos cristãos usaram as preciosas palavras desse apóstolo para estabelecer suas teologias, contudo os filhos de Deus receberam pouca ajuda prática.
Nosso foco, porém, nesse momento, é sermos os ministros da nova aliança. Isso está de acordo com as próprias palavras do apóstolo Paulo: “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:6).
Se nossa atitude ao tomar as palavras das Escrituras for de apenas discursar, discutir e estudar, estaremos ainda presos ao ministério da letra. Se, contudo, a nossa atitude for de extrair vida dessas palavras a fim de praticá-las, seremos de fato ministros do Espírito. Um ministro da nova aliança converte letra em Espírito e vida. Essa era a expectativa do apóstolo Paulo ao escrever essa advertência.
Para que isso aconteça, precisamos estar no Espírito que habita em nosso espírito. Quando nos referimos ao Espírito, falamos do Seu aspecto mais amplo, mencionado pelo Senhor Jesus em João 7:37-39. Segundo esse trecho da Palavra “o Espírito até aquele momento ainda não era, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (lit. grego). Isso é, até a morte e ressurreição de Cristo, não havia “O Espírito”. Após Sua morte e ressurreição, contudo, Cristo se tornou “O Espírito”, indicando um aspecto que inclui Nele tudo o que o Pai planejou, e tudo o que Cristo cumpriu e experimentou em Sua humanidade (Jo 14:16-17, 23). Por meio Dele recebemos todas as condições para ter uma vida cristã vitoriosa (1 Co 15:45; 2 Co 3:17).


Ponto-chave:  Converter letra em Espírito e vida.