domingo, 3 de agosto de 2014

DONS, MINISTÉRIOS E OPERAÇÕES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)


Leitura bíblica:  1 Co 12:4-6; 13:1-8

Ler com oração:  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1 Co 13:13).

DONS, MINISTÉRIOS E OPERAÇÕES

No tocante ao ministério, talvez você não seja um irmão com o mesmo grau do ministério da Palavra dos irmãos mais maduros. Mas, em pequenos grupos você pode profetizar. Ademais, você pode ser um ministro de riquezas materiais, pronto a ofertar quando é anunciada uma necessidade especial. Agindo assim, virá mais graça sobre seu dom.
Que abundante alegria temos quando ofertamos em ocasiões especiais! Sei que a maioria dos irmãos participa do ministério dos serviços. Sei, também, que o Senhor separa alguns irmãos para pregarem o evangelho do reino em outros países ou continentes, vivendo para Ele em tempo integral. Por outro lado, quanto às ofertas de riquezas materiais, todos os irmãos podem participar. Quando você toca no amor de Deus, ofertar para Sua obra é uma expressão desse amor. É por essa razão que o dom mais excelente é o amor (1 Co 12:31; 13:1-13).
Para realizar Sua obra, o Senhor concede-nos dons, ministérios e operações (1 Co 12:4-6). No versículo 4, vemos sobre os dons advindos do Espírito, que nos fazem funcionar. O versículo 5 fala de ministérios ou serviços, que vêm da parte do Senhor. Já o versículo 6 revela-nos as operações, as realizações, que vêm da parte de Deus. Os dons são pelo Espírito, os serviços para o Senhor, e as operações, de Deus. É o Espírito que nos capacita a executar os ministérios por meio do exercitar contínuo dos dons, acrescentados de graça.
Para receber dons, ministérios e operações, é necessário estar no espírito. Não basta saber muitas coisas espirituais, ser inteligente e dedicado; é necessário invocar o nome do Senhor para estar no espírito (1 Co 12:3). Os versículos de 4 a 6 são antecedidos pelos três primeiros versículos de 1 Coríntios 12, os quais falam que não adoramos ídolos mudos, mas adoramos ao Deus vivo e verdadeiro.
Ao invocarmos “Ó Senhor Jesus!”, confessamos que Jesus é o Senhor e entramos na esfera do espírito. Invocando Seu rico nome, experimentamos o amor do Senhor e o espalhamos para as pessoas! Enfim seremos capazes de amar inclusive os que não são amáveis.
Como ministros da nova aliança, necessitamos estar no Espírito, por meio de invocar Seu nome, a fim de que a Palavra seja útil a nós, transformando cada uma das verdades em nossa realidade. Para desfrutar das palavras dadas por Deus a nós mediante Seus ministros e termos graça para praticá-las, também precisamos estar no espírito!


Ponto-chave:  Quando estamos no espírito nos enchemos do amor de Deus!