sexta-feira, 6 de junho de 2014

A REVELAÇÃO DO MUNDO QUE HÁ DE VIR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 10: As verdades na forma da letra [4] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Jó 38:7; Is 14:12; Ez 28:14, 17

Ler com oração: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pe 5:6-7).

A REVELAÇÃO DO MUNDO QUE HÁ DE VIR

Todas as epístolas escritas por Paulo versam sobre algum aspecto da economia neotestamentária de Deus. Embora existam controvérsias, a autoria da Epístola aos Hebreus também pode ser atribuída a Paulo, pois seu conteúdo possui profunda relação com as verdades apresentadas nas demais epístolas escritas por ele. Diante disso, podemos afirmar que Paulo escreveu catorze epístolas, incluindo Hebreus, que nos mostra uma visão universal do plano de Deus.
Em Hebreus 2:5-8 lemos: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas”.
Esses versículos nos remetem à manifestação do reino dos céus, anunciado pelo próprio Senhor Jesus, durante Seu ministério terreno. O reino dos céus, em sua manifestação, portanto, é o mundo que há de vir, descrito nesses versículos. Essa é a esfera onde o Senhor Jesus e Seus vencedores exercerão plenamente a autoridade e governo divinos sobre toda a terra na época do reino milenar.
Podemos concluir com base em toda a Bíblia que, antes da criação do homem, o mundo de outrora foi governado por anjos (Jó 38:7; Is 14:12). Dentre eles um arcanjo, Lúcifer, representava a autoridade de Deus na terra (Ez 28:14), tendo sido dotado com muitas habilidades. Todavia Lúcifer se rebelou em seu coração contra Deus, pelo que foi julgado e lançado por terra (v. 17). Em seguida ele corrompeu o mundo de outrora com sua natureza pecaminosa, de tal modo que a primeira criação precisou ser julgada, e toda a criação existente na terra naquela época foi destruída. Sendo assim, o governo dos anjos falhou, pois não foram capazes de exercer o governo divino, por causa do orgulho e ambição que permeavam a alma de Lúcifer.
O Senhor constantemente nos adverte acerca dos perigos de vivermos em nós mesmos, pois desse modo inevitavelmente sucumbiremos ao orgulho e ambição. Isso porque fomos contaminados com a natureza pecaminosa e caída de Satanás em nossa carne (Rm 7:20), e, como consequência, a nossa alma é cheia de coisas negativas (v. 15). Somente quando nos enchemos da vida de Deus a nossa alma pode ser esvaziada dessas coisas (8:6). Que o Senhor nos guarde de todo orgulho e ambição, bem como de todas as coisas que nos impedem de herdarmos Suas promessas.


Ponto-chave: O Senhor deseja que sejamos participantes de Seu reino.