terça-feira, 1 de julho de 2014

AMOR: O ÁPICE DA EXPERIÊNCIA COM DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: Gn 2:10-14; 2 Pe 1:5-7; Ap 21:18, 21; 22:1, 5

Ler com oração: Pelas quais nos tem sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:4).

AMOR: O ÁPICE DA EXPERIÊNCIA COM DEUS

Ontem vimos que nossa fé está em processo de purificação pelo fogo do Espírito, a fim de queimar todas as impurezas que ainda restam em nossa alma. Pedro nos diz que o valor da fé, após esse processo, é muito mais precioso que o ouro perecível, mesmo depurado por fogo (1 Pe 1:7). Após sermos provados de várias maneiras, obteremos o fim da nossa fé: a salvação da nossa alma, e seremos como ouro puro, como vidro transparente da nova Jerusalém (Ap 21:18, 21).
No capítulo 2 do livro de Gênesis lemos que havia um rio no jardim do Éden que se repartia em quatro braços (v. 10). O primeiro braço chama-se Pisom, que rodeava a terra de Havilá, onde podiam ser encontrados três materiais: ouro, bdélio e pedra de ônix (vs. 11-12). Aqui lemos que o ouro dessa terra é bom. A linha desse rio Pisom flui por toda a Bíblia, alcançando a nova Jerusalém, como o rio que flui do trono de Deus (Ap 22:1). Podemos, com isso, concluir que aquele ouro bom de Gênesis 2 é o ouro que compõe a nova Jerusalém, que é transparente como o vidro límpido (21:18). Por esse motivo, a glória de Deus que ilumina a cidade será percebida pelas nações, as quais andarão mediante a Sua luz (vs. 23-24).
Hoje nossa fé está num processo de desenvolvimento. Por um lado, nossas impurezas são eliminadas pelo trabalhar do Espírito como o fogo em nosso interior. Por outro lado, a vida de Deus nos é acrescentada, trazendo os elementos divinos para nosso ser. Esse processo nos levará a um nível elevado de experiência: ser como Deus é, em vida e natureza (2 Pe 1:4).
O apóstolo Pedro ainda nos mostra os diversos estágios desse desenvolvimento, por meio da associação de vários elementos à porção de fé que recebemos. Lemos que “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (vs. 5-7). Esses atributos divinos, sendo associados à nossa fé, com diligência cada vez maior, produzirão o estágio mais elevado da fé: o amor. Esse amor é o amor ágape, amor divino, a expressão de Deus em nós. Aleluia!


Ponto-chave:
O estágio final da nossa fé é o amor ágape.