sexta-feira, 18 de julho de 2014

O FOGO QUE PURIFICA O OURO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 16: O evangelho de Deus – (Rm 1:1)

Leitura bíblica: 1 Pe 1:6-7; 4:12-14

Ler com oração: Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus (Zc 13:9).

O FOGO QUE PURIFICA O OURO

No capítulo 1 de sua primeira epístola, Pedro fala de um ouro apurado por fogo (vs. 6-7). O apóstolo percebeu como o fogo era importante. O ouro precisa ser apurado no cadinho porque misturado com ele há outras substâncias. Pedro assemelha esse processo de purificação do ouro à obra transformadora do Espírito em nós (4:12-14).
Quando o ouro é extraído, ele vem misturado a muitos outros elementos. Os garimpeiros, então, peneiram a terra para eliminar parte desses outros elementos. Essa limpeza retira apenas algumas impurezas superficiais e a areia, restando ainda muitas substâncias que o tornam impuro. Para essa purificação mais refinada, o ouro é colocado no cadinho e aquecido a uma temperatura de mais de mil graus Celsius. À medida que são aquecidos, eles se fundem, e os mais leves sobem à superfície, podendo ser removidos. Repetindo-se esse processo, o ouro vai se tornando cada vez mais puro. É dessa forma que o ouro é purificado, a ponto de tornar-se de grande valor.
Pedro fala que a nossa fé é muito mais preciosa que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo. Há algo mais precioso que o ouro perecível, que é a natureza divina em nós, recebida através da fé. Contudo essa natureza divina está misturada com nosso ser natural, cheio de impurezas. O fogo do Espírito faz a obra de eliminação das impurezas, tornando-nos pessoas cada vez mais parecidas com Deus.


Ponto-chave: Nossa fé é mais preciosa que o ouro perecível.