quinta-feira, 10 de julho de 2014

O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: Êx 30:23-24; 1 Co 2:13-14

Ler com oração: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou (1 Jo 2:27).

O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

Graças ao Senhor, o Espírito nos qualifica para sermos ministros da nova aliança. Esse Espírito é todo inclusivo; ele representa todos os aspectos do Espírito citados na Bíblia. Para entendermos melhor acerca desse assunto, vejamos novamente a composição do óleo sagrado da unção.
O óleo sagrado da unção era composto por quatro especiarias: quinhentos siclos de mirra fluida, duzentos e cinquenta siclos de cinamomo odoroso, duzentos e cinquenta siclos de cálamo aromático e quinhentos siclos de cássia; associados a um him de azeite de oliveira (Êx 30:23-24). As especiarias, em um total de quatro, representam a criação, sendo o homem seu representante; as três unidades de quinhentos siclos representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As especiarias intermediárias, cinamomo e cálamo, tinham duzentos e cinquenta siclos cada, isto é, a metade de quinhentos siclos, e representam o Filho, que foi partido por nós na cruz. Assim como no óleo sagrado da unção temos a composição de todos esses ingredientes, da mesma maneira em O Espírito temos o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo. Em O Espírito temos o Espírito Santo, representado pelo him de azeite, acrescentado dos ricos aspectos da humanidade de Cristo – Sua morte, a eficácia de Sua morte, Sua ressurreição e a eficácia e poder da ressurreição (vide diagrama pág. 24).
Quando invocamos o nome do Senhor Jesus, estamos em O Espírito – o óleo sagrado da unção – e desfrutamos de Suas inúmeras riquezas (Rm 10:12)!
No Antigo Testamento, os utensílios do tabernáculo, o sumo sacerdote e os sacerdotes eram ungidos com o óleo sagrado da unção (Êx 30:26-30). Em outras palavras, sem o óleo da unção nada poderia ser útil para Deus. Semelhantemente, para sermos ministros da nova aliança, precisamos ser habilitados ou ungidos pelo Espírito.
Assim como o sumo sacerdote era ungido para servir como um ministro da antiga aliança, nós somos ungidos com O Espírito para sermos ministros da nova aliança. Podemos experimentar a unção sempre que invocamos o nome do Senhor Jesus!
O adequado discernimento das coisas espirituais acontece quando exercitamos nosso espírito (1 Co 2:13-14). Quando Paulo escreveu que o ministério da nova aliança não é da letra, mas do Espírito, estava implícito que devemos tomar seu conteúdo com nosso espírito. Se apenas usarmos nossa mente para interpretar o que ele falou, vamos ter mais letra ainda, e o resultado será discussão e divisão. Mas, se as tomarmos no espírito, as epístolas de Paulo que foram escritas na forma de letra, se tornarão vida, e nós seremos transformados. Essa, portanto, deve ser nossa atitude para com as verdades.


Ponto-chave:
O amor é fruto do Espírito.