domingo, 22 de setembro de 2013

NOSSA RESPONSABILIDADE HOJE É PROMOVER A FÉ

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - DOMINGO

SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ

MENSAGEM CAPITULO 5: ATÉ QUE TODOS CHEGUEMOS À UNIDADE DA FÉ

Leitura bíblica: Jo 7:38;Cl 4:17; 2Tm 4:5; 1Co 14:1-3; At 6:2-7;2Co 8:1-4

Ler com oração: sois da família de Deus, (Ef 2:19b). Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (4:13). De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (4:16).

NOSSA RESPONSABILIDADE HOJE É PROMOVER A FÉ (PÁGS. 73-79)

Louvamos ao Senhor, pois toda a revelação de Suas palavras se tornou acessível pelo ministério de Seus servos que nos abriram a economia de Deus do Novo Testamento. Cabe agora a cada um de nós desenvolver o ministério que recebeu do Senhor. Cada um tem sua porção nos diferentes níveis de ministérios, que são como os variados tons de verde nas pedras preciosas em Apocalipse 21:19-20.
O Senhor quer trabalhar em nós para fazer a obra do ministério; para tanto, Ele usa um grupo de pessoas para nos aperfeiçoar em duas coisas: na vida, pois, quanto mais negamos a vida da alma, mais a vida divina cresce em nós, e na pregação do evangelho, em fazer a obra do Senhor, uma vez que, conforme cooperamos com o Senhor na execução de Sua obra, mais experiência ganhamos. Dessa forma estaremos aptos para governar o mundo que há de vir. Que todos tenhamos parte nesse encargo. Aleluia!
Aqueles que já tiveram seus dons aperfeiçoados em ministérios, como apóstolos, profetas, evangelistas e pastores e mestres, podem ser usados por Deus para aperfeiçoar os santos, a fim de que cada um exerça sua função. Essas pessoas nos encorajam a continuamente utilizar os dons, para que ganhemos mais graça e cresçamos em vida. Então, pouco a pouco os dons se tornam ministérios e, como consequência, desempenhamos nossa função para a edificação do Corpo de Cristo.
O aperfeiçoamento mencionado em Efésios 4:12 não se restringe ao ensinamento aos santos, já que simplesmente ensinar é objetivo de escola. Também não significa treinar os santos, porque isso se dá no âmbito militar. Aperfeiçoar está relacionado com a vida, com o exercício das funções orgânicas de cada membro, até que todos cheguemos à unidade da Fé. Sem dúvida, todos podemos ser aperfeiçoados no viver diário da igreja. Isso é o ideal. Mas também existe o aperfeiçoamento em caráter especial para a obra do ministério, como o que é feito nos CEAPEs .
O principal objetivo do CEAPE é aperfeiçoar o viver do cristão de modo que ele aprenda a negar a si mesmo e, assim, amadureça na vida divina. Se o crente empregar habilidades e técnicas, mas lhe faltar vida, fará uma obra natural. Por isso temos de ser aperfeiçoados, de maneira a ganhar mais da vida de Deus. Com mais vida, espontaneamente os ministérios surgem. Se houver ministérios, Deus poderá operar com liberdade aonde formos, e a vida divina que está em nós fluirá para outras pessoas (Jo 7:38).
Antes pensávamos que apenas os doze apóstolos e Paulo tinham ministérios (At 1:17; 20:24). O Senhor nos mostrou, todavia, que cada um dos santos deve desempenhar seu ministério. Paulo, por exemplo, encorajou tanto Timóteo quanto Arquipo a atentar para seus ministérios e completá-los (Cl 4:17; 2 Tm 4:5). De forma semelhante, todos precisamos usar nossos dons, para que a graça seja acrescentada e, assim, cada um tenha seu ministério.
Para executar a obra do Senhor, precisamos ser aperfeiçoados nas três categorias, nos três aspectos do ministério: palavra, serviços e ofertas. O aperfeiçoamento não tem apenas o objetivo de nos tornar canais para buscar os pecadores e então conduzi-los ao Senhor: ele nos permite ajudar nossos irmãos em Cristo a prosseguir na carreira cristã, alimentando-os com a vida que há na Palavra de Deus e aperfeiçoando-os em seus dons, até que todos cheguemos à unidade da Fé, alcancemos a plena filiação e estejamos prontos para reinar com Cristo no mundo que há de vir.
O primeiro aspecto é o ministério da palavra, que abrange muitas coisas, como orar, cantar, profetizar e evangelizar. Falar a palavra de Deus é o ministério mais importante, pois sem ela não há como fazer a obra de Deus, porque Ele age por meio do falar (Jo 1:1, 14; Rm 10:17; 1 Co 14:1-3; Hb 1:1-2). Portanto cada um de nós precisa equipar-se com a Palavra do Senhor e ser aperfeiçoado para falá-la.
Embora o ministério da palavra seja o mais importante, o segundo aspecto, o dos serviços, também é relevante, pois auxilia os ministros da palavra de Deus a liberá-la sem impedimento (At 6:2-7; 1 Co 16:15). Por ser abrangente, inclui a hospedagem dos santos, a alimentação, o serviço para crianças e outros, conforme a necessidade de cada igreja e seu envolvimento na obra de expansão do evangelho. Os que servem precisam encher-se do Espírito e de sabedoria, pois, quanto mais participamos dos serviços, mais oportunidades temos de negar a nós mesmos e crescer espiritualmente.
Por fim, dos dois primeiros aspectos surge o terceiro, que é o ministério de ofertas. Quem tem esse ministério desfruta de uma graça especial: a graça de dar (At 20:35; 2 Co 8:1-4). Além disso, ofertar também é semear, e quem semeia com fartura colherá com abundância (2 Co 9:6). Quando participamos desse ministério, temos o fruto que aumenta nosso crédito diante de Deus (Fp 4:17; 1 Tm 6:18-19).
A melhor maneira de sermos aperfeiçoados nesses aspectos é praticar e, uma vez aperfeiçoados, podemos aperfeiçoar outros. Como membros desse Corpo, precisamos estar unidos, vinculados uns aos outros, conforme explicou o apóstolo Paulo na Epístola aos Efésios: “Todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (4:16). Ele também fez referência a isso na carta aos colossenses: “Todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus” (2:19b).
Almejando que mais irmãos sejam aperfeiçoados, segundo a direção que temos recebido do Espírito Santo, vimos a necessidade de haver muitos lugares de oração espalhados nos bairros, ou reuniões nas casas, especialmente nas cidades grandes, onde as pessoas, num ambiente acolhedor, possam conhecer o plano de Deus para a salvação completa do homem. Assim, nessas pequenas reuniões, além de orar uns pelos outros, podemos promover a Fé, lendo com eles a Bíblia ou livros espirituais que explicam a vontade de Deus para o homem. Se houver pessoas que ainda não creram, podemos apresentar o evangelho da graça para que recebam o Senhor Jesus como Salvador. Às que já creram no evangelho, vamos ajudar a crescer em vida, apresentar-lhes a Fé, o conteúdo da economia de Deus, e alimentá-las com as sãs palavras de Deus. Dessa maneira mais pessoas poderão ser aperfeiçoadas, crescer em vida e chegar à unidade da Fé.
Todos precisamos nos levantar e participar do encargo de levar vida às pessoas nos bairros onde moram. Não podemos nos limitar a ir às reuniões em um prédio da igreja, no final de semana, para ouvir uma boa mensagem e então esperar pela volta do Senhor. É certo que recebemos benefício nesse tipo de reunião, mas, assim que ela termina, cada um vai para sua casa. Dessa forma, será mais difícil haver vínculo entre nós e as demais pessoas salvas, membros do mesmo Corpo; será difícil receber, de maneira prática, o auxílio dos “irmãos-juntas”, tão necessário para o crescimento espiritual. Além disso, como poderemos dar nossa justa cooperação para a edificação do Corpo de Cristo?
O Senhor está avançando e deseja que cada um de nós pregue o evangelho do reino, o evangelho da vida. Somos parte da igreja, e há muitos modos, muitos caminhos para pregar o evangelho da vida. Se multiplicarmos os lugares de oração pelos diversos bairros das cidades, se mantivermos as portas abertas por mais tempo, facilitaremos o acesso de todos – crentes e incrédulos. Nesses lugares, grupos pequenos de irmãos poderão se congregar para orar, ler ou ouvir a Palavra de Deus, partilhar sua experiência cristã, invocar o nome do Senhor. Assim certamente haverá edificação mútua. Teremos mais oportunidade de usar os dons, nosso amor pelos demais irmãos aumentará e estaremos praticando Efésios 4:13: “Até que todos cheguemos à unidade da Fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Todos precisamos usar nossos dons, para que a graça seja acrescentada e, assim, cada um tenha seu ministério.
Pergunta: O que significa o aperfeiçoamento mencionado em Efésios 4:12?