terça-feira, 17 de novembro de 2020

SANTIFICAÇÃO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – TERÇA-FEIRA (páginas 10 e 11)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 3:10
Ler com oração:
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento (1 Pe 1:14-15).


SANTIFICAÇÃO
No início do quarto capítulo de 1 Tessalonicenses, Paulo exorta os irmãos à prática da santidade. Esse assunto não é muito agradável de tratar. Desejaríamos que tudo estivesse bem entre todos os irmãos e pudéssemos abordar outras porções das Escrituras. Contudo, como fiéis ministros de Deus, devemos ser canais para o Senhor sempre apresentar uma palavra honesta e sincera para a igreja.
Leiamos: “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais” (1 Ts 4:1). O que chama atenção nesse versículo é o trecho “à maneira por que devemos viver e agradar a Deus”. Paulo nos mostra que devemos viver para agradar a Deus e que precisamos considerar a maneira desse viver que agrada a Deus. O apóstolo exortou os irmãos com as seguintes palavras: “efetivamente estais fazendo, continueis”, indicando que os santos deveriam prosseguir na maneira como viviam, progredindo cada vez mais para agradar a Deus. Precisamos prosseguir na vida da igreja e jamais parar; pelo contrário, vamos progredir e continuar a progredir, pois Deus nos revelou Seu plano: “Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus” (v. 2).
Durante todo o período em que esteve entre os tessalonicenses, Paulo aproveitou para revelar-lhes a economia de Deus, Seu propósito eterno, em todos os detalhes. Embora esse tempo não lhe tenha sido suficiente, pois teve de sair de Tessalônica às pressas, ele disse, mais tarde, que orava com empenho porque gostaria de reparar as deficiências da fé daqueles irmãos. Paulo, então, escreveu para ajudá-los na questão de ter um viver de modo a agradar a Deus: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição” (4:3). A vontade de Deus é “a vossa santificação”. “Santificação” refere-se ao processo pelo qual temos de passar para ser santos, porque nosso Deus é santo. No Antigo Testamento há vários versículos revelando que Deus é santo. Todavia leiamos no Novo Testamento: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16). Portanto a vontade de Deus é que sejamos santos porque Ele é santo. Ele é único e distinto, e não há nada igual a nosso Deus.
Ao criar o homem, Deus o colocou no jardim do Éden. Se o homem tivesse obedecido à ordem de Deus e comido do fruto da árvore da vida, a vida de Deus teria entrado nele juntamente com a natureza santa de Deus. O homem, assim, seria santo como Deus é. Contudo, como deixou de lado a ordem de Deus e atendeu ao falar de Satanás, a antiga serpente, foi derrotado e o pecado entrou nele: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5:12). Todos os homens foram contaminados, corrompidos pela natureza do pecado. Mas Deus não desistiu de Seu propósito e, por meio de Seus profetas, continua exortando o homem à santidade: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pe 1:14-15). Nosso procedimento, nossa maneira de viver deve agradar a Deus, sendo nós santos e buscando um viver de santificação diante de Deus.
Pergunta: Qual é o desejo de Deus em relação a nosso viver?
Meu ponto-chave: