sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A PRÁTICA DA VERDADE NA EXPERIÊNCIA DE PEDRO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 5 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)
Leitura bíblica: Mt 13:11; Jo 21:18; 1 Pe 1:6-9, 22; 4:12


Ler com oração: Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente (1 Pe 1:22-23).



A PRÁTICA DA VERDADE NA EXPERIÊNCIA DE PEDRO

Graças ao Senhor pelo ministério do apóstolo João, que, em sua maturidade, nos ajudou a perceber que não basta sermos bons conhecedores das verdades, pois necessitamos andar na verdade. Isso significa que, em nosso viver diário, nossas ações e nossa conduta devem expressar a verdade que recebemos; não devemos tomá-la somente como nosso discurso.
Também as epístolas de Pedro nos auxiliaram a perceber isso. Ele comparou a necessidade de eliminarmos nossas impurezas com a necessidade do ouro passar pelo fogo, sendo purificado por ele. Em outras palavras, a maneira de eliminarmos nosso ego e salvarmos nossa alma é por meio do fogo do Espírito Santo.
Todos nós possuímos uma vida da alma que busca ser independente de Deus. Em algumas pessoas ela se apresenta de maneira mais forte do que em outras. Podemos dizer que Pedro é um representante ideal da força que possui nossa vida da alma, nosso ego. Ao considerarmos seu histórico, suas experiências, bem como a transformação que o Espírito operou em sua vida, podemos aprender muitas lições.
Pedro possuía uma vida da alma muito forte e, por certo tempo, pensou que as tribulações e sofrimentos pelos quais passava, seriam capazes de eliminá-la. De fato, quando passamos por tribulações e sofrimentos e nos voltamos ao Senhor, nossa vida da alma é amortecida por algum tempo, porém logo torna a se manifestar. Embora os sofrimentos possam auxiliar a nos voltarmos para o Senhor, eles não são suficientes para transformar nossa alma.
Graças ao Senhor, mediante o ministério de Pedro em sua maturidade, compreendemos o que o Espírito quis dizer em Mateus 3:11, onde nos é revelado que o Senhor Jesus nos batizaria com Espírito Santo e com fogo. Ao lermos as palavras escritas por Pedro em suas epístolas, percebemos que por meio do fogo que há no Espírito nossa alma pode ser purificada e salva (1 Pe 1:6-9; 22). Aleluia!
Nesse sentido, a experiência de Pedro é um excelente modelo para nós. Não devemos estranhar quando somos provados por esse fogo (4:12). Pelo contrário, cada vez que a vida da alma se manifestar, devemos nos voltar ao Espírito, para que o fogo santificador que há Nele nos purifique.
Esse processo de amadurecimento por que Pedro passou, foi profetizado pelo próprio Senhor Jesus em João 21:18. Nessa ocasião o Senhor fez menção à imaturidade de Pedro, quando disse que, enquanto Pedro era “moço”, andava por onde queria. Na sequência, Ele afirmou que, quando Pedro se tornasse “velho”, isto é, amadurecesse, ele estenderia suas mãos e seria restringido e levado por outros para onde não queria. Isso mostra que, à medida que avançasse em seguir o Senhor, Pedro iria eliminar sua vida da alma por meio do fogo do Espírito. Dessa maneira ele foi transformado e sua alma purificada, tornando-se maduro na vida divina.


Ponto-chave: Eliminar o ego e salvar a alma por meio do fogo do Espírito.
Pergunta: De que modo o ministério de Pedro nos auxilia a compreender a vontade de Deus?

Nenhum comentário: