quarta-feira, 20 de novembro de 2013

REGENERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica: Mt 16:22-23; Mc 14:29-30, 72; 1 Pe 5:10

Ler com oração: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1 Pe 1:3-5).

REGENERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA

Além das verdades neotestamentárias reveladas nos escritos de Paulo, outra linha ministerial do Novo Testamento é composta pelas verdades reveladas pelos doze apóstolos. Seus ensinamentos e escritos foram baseados nas lições que receberam diretamente do Senhor Jesus, durante os três anos e meio de Seu ministério terreno. Os escritos de Pedro e João representam essa linha ministerial.
Nesta semana destacaremos a porção de Pedro nesse ministério. Graças ao Senhor, ao considerarmos a experiência dele, podemos nos identificar. Apesar de amar muito ao Senhor, diversas vezes ele foi exposto em suas falhas (Mt 16:22-23; Mc 14:29-30, 72). No início de seu serviço, Pedro ainda era muito imaturo, agindo segundo seu entendimento natural. Por essa razão, ele é como um espelho para nós, pois muitas vezes também cometemos muitos erros.
O Senhor, porém, não desiste de nós e insiste em nos fazer participar de Seu reino. Por isso, por meio de Sua Palavra, Ele nos exorta e nos encoraja a perseverar e não desanimar. É nesse sentido que em 1 Pedro 5:10 lemos: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”.
Em 1 Pedro 1:3a lemos: “Bendito o Deus e Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo”. Aqui vemos quão íntima é a nossa relação com Deus, pois somos Seus filhos. Ele não é apenas nosso Deus, como também é nosso amoroso e amado Pai, e temos um vínculo de vida com Ele. Pedro, então, continua: “Segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (v. 3b). Segundo sua experiência, ele percebeu que o Senhor teve muita misericórdia dele.
Essa misericórdia também nos alcançou. O simples fato de termos hoje a oportunidade de nos voltar a Ele e ouvir Sua Palavra, de nos arrepender e nos encher com Sua vida, de praticar Sua vontade e de poder participar de Seu reino é uma grande prova de Sua infinita misericórdia e bondade.
Nesse mesmo versículo Pedro também falou acerca de nossa regeneração, isto é, de nosso novo nascimento, o qual possui um propósito específico dentro do plano eterno de Deus. Não fomos regenerados para vivermos uma vida melhor e mais próspera ou para nos tornarmos pessoas melhores. A Palavra nos diz que nascemos de novo para uma viva esperança. Isso está relacionado com a volta do Senhor Jesus, quando, por fim, estabelecerá Seu reino na terra. Essa é nossa esperança, a manifestação do reino dos céus, ocasião em que receberemos a herança e reinaremos com o Senhor.


Ponto-chave: Nossa esperança é herdar e reinar com Senhor.

Pergunta: Qual é o propósito de nossa regeneração?