segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O EQUILÍBRIO ENTRE A VISÃO E A PRÁTICA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 / SEGUNDA-FEIRA


NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar na graça e na verdade (Ef 4:1, 7, 17, 21)

Leitura bíblica: Ef 4:1; 5:18-33; 6:1-20; 2 Jo 4; 3 Jo 4

Ler com oração: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados (Ef 4:1). Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós [...] a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus (Cl 1:9a, 10).

O EQUILÍBRIO ENTRE A VISÃO E A PRÁTICA

O tema desta semana é “Andar na graça e na verdade”. O Senhor tem-nos mostrado que precisamos chegar ao equilíbrio entre a visão e a prática, pois quando isso ocorre a Palavra tem poder para mudar nossas vidas. Se a visão que recebemos não é acompanhada de prática, envelhecemos espiritualmente. Por outro lado, se nossa prática é carente de visão, não conseguiremos perseverar. Não podemos, portanto, ser extremistas, mas equilibrados; a visão que recebemos deve tornar-se a nossa prática.
Um bom exemplo de equilíbrio entre visão e prática são as provas para obtenção da carteira de motorista. De um lado há a prova teórica, onde o aprendiz precisa conhecer os sinais de trânsito e suas regras, de outro, há a prova prática, o teste com o veículo na rua. Em certa ocasião, acompanhei o teste de uma pessoa que, pelo visto, jamais havia dirigido um veículo. Na prova teórica, ela se saiu muito bem, contudo, no teste prático, assim que deu partida no carro e saiu, bateu o veículo. O supervisor que a acompanhava bateu a cabeça no para-brisa e se feriu. Esse exemplo nos mostra que teoria sem prática não gera prudência. Esta, por sua vez, só é adquirida com a experiência.
A Epístola de Paulo aos Efésios é um livro equilibrado, pois nos três primeiros capítulos apresenta uma visão macroscópica da economia de Deus, algo celestial e elevado. A partir do capítulo 4 ele começa a desenvolver a parte prática da visão. Paulo inicia falando sobre andarmos de modo digno da vocação a que fomos chamados (v. 1). Nesse versículo, andar significa praticar, isto é, diz respeito ao nosso viver diário. Quando o apóstolo João escreveu suas epístolas, ele disse que não tinha maior alegria do que saber que seus filhos andam na verdade (2 Jo 4; 3 Jo 4). Assim deve ser nosso viver: andar conforme o chamamento que recebemos. Esse andar não consiste somente na vida de reuniões (Ef 5:18-21), mas inclui a vida familiar (v. 22–6:4), o viver social (vs. 5-9) e a luta espiritual (vs. 10-20). Em outras palavras, nossa vida da igreja deve ser vivida durante todo o nosso dia.
Esses quatro aspectos da vida da igreja nos ajudam a não sermos cristãos apenas nas reuniões. Pelo contrário, eles nos ajudam a ter um viver de realidade. Andar de modo digno é ter um viver que expressa o Senhor. Paulo prossegue em Efésios 4: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (v. 2). Essas quatro virtudes mostram como devemos andar na vida da igreja. Agradecemos ao Senhor, o quanto Ele, e os servos que Ele colocou à nossa frente, têm sido pacientes e longânimos para conosco, pois às vezes, o Senhor traz algo novo para praticarmos, mas resistimos como Pedro, em aceitar a ordem dada pelo próprio Deus (At 10:13-16).
Por outro lado, em nosso relacionamento com os irmãos, também precisamos usar dessa mesma longanimidade que o Senhor tem tido conosco. Ser longânimo é ter um longo ânimo, é ser muito paciente. Assim, na prática das verdades, precisamos que essas virtudes se tornem realidade para nós.


Ponto-chave: Firmes pela visão e renovados pela prática.

Pergunta: Por que precisamos ter equilíbrio entre a visão e a prática?