domingo, 2 de fevereiro de 2014

PREPARADOS PARA SER ENVIADOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica:  Êx 4:1-7; At 7:22-35; 2 Co 3:5

Ler com oração:  Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito (Êx 3:9-10).

PREPARADOS PARA SER ENVIADOS

A bênção de Deus para o homem em Gênesis 1:28 cumpriu-se parcialmente em Êxodo 1:7. Os israelitas foram fecundos, aumentaram muito, multiplicaram grandemente, se fortaleceram, e a terra se encheu deles. Porém faltou um item: “sujeitar”. Isso mostra a situação do povo de Deus hoje. O número dos filhos de Deus aumentou em toda a terra, mas a pergunta é: “Os filhos de Deus dominam ou são dominados?”. O evangelho do reino é para que os filhos de Deus não somente se multipliquem, mas dominem. Vemos hoje os filhos de Deus crescer em número, mas grande parte está sendo dominada. Apesar de serem filhos de Deus e terem a vida divina, estão dominados pela carne, pelo mundo e pelo ego.
Deus conhece a situação do Seu povo. Quando os israelitas clamaram no cativeiro do Egito, Ele ouviu e preparou Moisés. Nos dias de hoje o clamor do povo alcançou a Deus, e Ele ouviu e preparou você. Você acredita nisso? O Senhor quer enviar você. Foi por isso que você nasceu e é por isso que está aqui. Para isso você precisa ser preparado.
Moisés foi preparado pelo Senhor. Em Atos 7:22 lemos que Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. Quando completou quarenta anos ele pensava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele. Eles, porém, não compreenderam (vs. 25-28). Por fim, Moisés precisou fugir para o deserto. Ele estava totalmente equipado com o ministério da letra; tinha conhecimento de tudo, mas a primeira coisa que fez foi matar: “A letra mata!”.
Assim como ocorreu com Moisés ao completar quarenta anos, um dia tivemos um desejo forte no coração de servir o Senhor. Quando começamos a servir, algum irmão talvez nos tenha dito: “Quem você é? Não se enxerga?”. Então decidimos: “Não faço mais nada na vida da igreja. Vou ficar no meu cantinho, não quero saber de mais nada”. Mas, assim como Moisés, precisamos perceber que somos uma resposta de Deus ao clamor das pessoas. Ele nos quer enviar para libertá-las. Todavia Deus não precisa da nossa força natural para fazê-lo.
Moisés foi para o deserto, onde passou a cuidar de ovelhas por outros quarenta anos. Um dia ele viu uma sarça ardendo em fogo sem ser consumida. Não era como fogo em palha seca no chão que queima por algum tempo e apaga quando a palha se consome. Ele se aproximou, e Deus estava lá e o chamou (vs. 29-34). Agora ele já não se considerava coisa nenhuma, sentia-se inútil e incapaz. Exatamente como Paulo disse em 2 Coríntios 3:5: incapaz até de pensar alguma coisa.
Ao chamá-lo, o Senhor lhe mostrou onde estava o problema dele por meio de três sinais. Primeiro ele pôs a mão no peito e, quando a retirou, ela estava leprosa. Assim o Senhor lhe mostrou o que ele era: lepra, isto é, rebelião. O Senhor lhe disse que a pusesse no peito novamente; ele o fez, e ela ficou curada. O segundo sinal foi quando atirou no chão o bordão no qual se apoiava e ele virou uma serpente. O Senhor lhe disse que o pegasse de novo, ele o fez e a serpente voltou a ser um bordão. Isso mostra que não podemos nos apoiar no que somos. Além disso, em que está nossa confiança: na ferramenta que o Senhor nos dá ou em Deus? O terceiro sinal ocorreu quando a água se tornou em sangue. A água do Nilo, que deveria ser para vida e subsistência, foi transformada em morte. Isso significa que as coisas que o mundo nos dá são morte. Depois que o Senhor lhe mostrou isso, ele atendeu o chamamento, pois Deus o havia preparado para libertar o povo.
Não estamos aqui por acaso; estamos recebendo o evangelho do reino, recebendo palavras da vida, porque Deus quer nos tornar ministros da nova aliança, ministros de Espírito e vida! O que temos de fazer é mudar de atitude. Talvez estejamos exatamente nesse deserto, mas o Senhor nos diz: “Você não é Meu combustível. Eu sou Deus e o que Eu faço é eterno. Vou colocar em seu interior um fogo, um amor, que jamais apagará! Você quer isso?”. Deus deseja usar você para libertar muitos para que O sirvam e reinem com Ele.
Assim como Moisés, muitos querem servir a Deus, mas falham. Moisés, porém, aprendeu a lição: quando Deus veio chamá-lo novamente, ele não mais confiava em si mesmo, mas dependia totalmente do Deus que lhe apareceu. Hoje no ministério do Espírito e vida ocorre o mesmo: é o Senhor quem vai fazer tudo, mas, mesmo assim, Ele precisa de você!