quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O NOVO INÍCIO DE DEUS COM O HOMEM


O novo início de Deus com o homem

Alimento Diário
- O ministério que seguimos e praticamos

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia (Hb 11:8)

Gn 11:31; 13:4; Dt 8:7-10

Antes de ser chamado por Deus, Abraão estava no mundo da idolatria (Js 24:2). Deus queria livrá-lo desse mundo, por isso o chamou para que saísse da sua terra e da sua parentela, e fosse para o lugar que lhe mostraria. Abraão morava com seus pais, com seu tio e com outros parentes. Ao receber esse primeiro chamamento, ele não foi capaz de dar esse passo sozinho. Seu pai, chamado Tera, tomou Abraão e saiu com ele de Ur dos caldeus, e chegaram a uma cidade chamada Harã, onde permaneceram um tempo (Gn 11:31; At 7:4). Eles, então, saíram do mundo da idolatria.

Harã estava dentro dos limites do reino assírio. De acordo com os registros da Bíblia, a Assíria representava um lugar pecaminoso, cuja capital era Nínive. No livro de Jonas vemos que Deus ordenou-lhe que fosse a Nínive e avisasse ao rei e todos os moradores que Deus não suportaria mais aquela situação de pecado. Se eles não se arrependessem, Deus exterminaria Nínive. Quando Jonas anunciou a Palavra de Deus, pregando que o povo de Nínive tinha de se arrepender, do menor até o rei, todos se arrependeram. Usamos essa história para mostrar que a Assíria representa o mundo do pecado.

Abraão e seus familiares saíram da idolatria, do mundo religioso, e entraram numa região onde predominava o pecado. Satanás usa também o pecado para controlar e escravizar o homem. Todavia Deus veio chamá-lo novamente; dessa vez para fora do mundo do pecado (Gn 12:1, 4). Louvado seja o Senhor!

Ao sair, Abraão não sabia para onde ia, mas teve suficiente fé para obedecer ao chamamento de Deus, e foi em direção ao lugar que Ele indicaria, a terra de Canaã. Essa terra era muito fértil e rica. Deuteronômio 8 a descreve como terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, saídos dos vales e das montanhas; terra de trigo, cevada, vides, figueiras, romeiras, oliveiras, azeite e mel; terra em que o pão era sem escassez: nela nada faltaria; terra com ferro e cobre (7-10).

Esse trecho mostra que em Canaã haveria muita água, vinda da chuva serôdia, da chuva temporã e ininterrupta. Ali não apenas havia rios fluindo, mas havia fontes que geravam esses rios e mananciais que supriam as fontes. Isso representa o Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito. O Pai é o manancial, o Filho – o Senhor Jesus – é a fonte e, por fim, o Espírito é o rio. Canaã prefigura a abundância e a riqueza do Deus Triúno. Abraão, então, foi trazido para essa terra e a desfrutou.

Quando chegou a Canaã, Abraão edificou um altar, um lugar de adoração e de sacrifício a Deus. Junto ao altar, edificou para si uma tenda, indicando que esse era seu modo de viver, uma vida de altar e de tenda, e ali invocou o nome do Senhor (Gn 12:8).

Deus ainda queria provar a fé de Abraão, por isso permitiu que viesse fome àquela terra. Se ele tivesse fé, falaria: “Mesmo que passe fome, não sairei daqui, porque Deus me prometeu esta terra”. Mas, naquele momento, ele não suportou tal teste. Como ele sabia que o Egito era uma terra fértil e produtiva, tomou sua esposa e para lá desceram (v. 10).

Chegando lá, Abraão disse a Sara: “Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (vs. 11-13). Faraó tomou Sara para si, mas, quando descobriu que ela era esposa de Abraão, ficou muito irado e os expulsou do Egito. Assim ele, vergonhosamente, teve de voltar à terra de Canaã.

Embora Abraão seja conhecido como o pai da fé, no início de sua vida, ele não tinha tal fé. Fé é algo que vem gradativamente, por meio do ouvir (Rm 10:17 – lit.). Graças ao Senhor, Abraão se arrependeu e, ao retornar a Canaã, outra vez invocou o nome do Senhor (Gn 13:1).

  * Confiar que o Senhor suprirá.