quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A MULHER, O DRAGÃO E O FILHO VARÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 24: O filho varão (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica:  Gn 49:9-12; Ap 5:5; 12:1-9


Ler com oração:  Ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus (Ap 12:10).

A MULHER, O DRAGÃO E O FILHO VARÃO

Uma das grandes verdades da Bíblia é o Leão da tribo de Judá, que representa Cristo (Ap 5:5). Gênesis 49 fala das bênçãos de Jacó para as doze tribos de Israel e, dentre elas, a tribo de Judá. Para essa tribo Jacó fez a seguinte afirmativa: “Judá é leãozinho; [...] Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente” (vs. 9-11). Que ligação há entre o leão e o jumento? Ou ainda, como pode um jumento transformar-se em um leão? De acordo com essa figura, para sermos um “leão”, precisamos sair do estágio de “jumento”. Temos a natureza de “jumento”, mas, uma vez amarrados à videira mais excelente, que é Cristo, e alimentando-nos apenas de uva, isto é, da vida divina, podemos ser transformados em leões da tribo de Judá, assim como o Senhor, a fim de reinar com Ele no reino milenar.
Outra revelação importante é a de Apocalipse 12 acerca da mulher, do dragão e do filho varão: “Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz” (vs. 1-2). A mulher representa todos os que foram salvos em todas as eras, por isso a chamamos de mulher universal. O sol prefigura a era do Novo Testamento, em que Cristo como o Sol da justiça nasceu sobre todos nós. A lua prefigura a era da lei, uma era de sombra, visto que a lua reflete a luz do sol. As doze estrelas simbolizam a era antes da lei, a era dos patriarcas.
Essa mulher estava grávida e no momento de dar à luz, por isso grita com as dores de parto. No versículo 5 lemos: “Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”. Quando dá à luz o filho, ele não é uma criança, é um homem feito, um varão, que representa os vencedores de todas as eras. Dentre todos os salvos de todos os tempos, alguns serão vencedores, estes serão a parte mais forte da mulher, que irão reger as nações no reino milenar.
No versículo 3 temos outro sinal: “Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas”. Esse dragão é a antiga serpente, ou seja, Satanás, o diabo (v. 9a). No Éden Satanás era apenas uma serpente, mas, depois de passados seis mil anos da história humana, em que ele se alimentou do pó da terra, isto é, da carne do homem, tornou-se um enorme dragão. O fato de a cauda do dragão arrastar a terça parte das estrelas do céu (v. 4) indica que um terço dos anjos, os que seguiram Satanás em sua rebelião contra Deus, estão com o dragão em seu empreendimento tenebroso. As sete cabeças e os dez chifres do dragão também são vistos na besta, o anticristo (Ap 13:1).
Louvamos ao Senhor pelas visões e revelações que nos tem concedido na Palavra. Que elas não sejam apenas para nosso conhecimento objetivo, mas um encorajamento para amar mais o Senhor e viver a vida cristã com mais intensidade. Desse modo, poderemos ser a parte mais forte da mulher universal, o filho varão.


Ponto-chave:  Ser parte do filho varão.

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA EXTRAEM VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 24: O filho varão (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica:  2 Co 3:4-6; 2 Tm 4:3


Ler com oração:  Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, [...] conservando o mistério da fé com a consciência limpa (1 Tm 3:8-9).

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA EXTRAEM VIDA DA PALAVRA

Em 2 Coríntios 3:6 Paulo afirma que os ministros da nova aliança não são da letra, mas do Espírito, e que a letra mata, mas o Espírito dá vida. Como ministros da nova aliança, devemos ler as Escrituras exercitando o espírito a fim de ganhar mais da vida divina.
Todos precisamos almejar ser como os diáconos: pessoas de oração, equipados com a Palavra, com os dons transformados em ministérios para assim auxiliar os presbíteros. Deus deseja que sejamos ministros, isto é, pessoas úteis assim como os diáconos, que servem os santos e cooperam com os presbíteros. Os presbíteros não são designados por si mesmos; antes, são ministros designados e trabalhados por Deus para transmitir vida a todos. Paulo explicou que ele fora designado por Deus para ser apóstolo neotestamentário entre os gentios, para isso ele foi equipado por Deus, que lhe deu a revelação, posteriormente registrada em suas epístolas para que os ministros da nova aliança também levem essa vida para os outros.
Tudo que aprendemos e ouvimos nas reuniões da igreja devemos considerar em nosso espírito para que essa verdade se torne realidade e vida para nós. Isso é ser um ministro da nova aliança. Se não estivermos no espírito, não poderemos compreender ou até mesmo explicar o que Paulo escreveu em suas epístolas.
Quero rogar para que, de fato, você tenha a atitude de um ministro da nova aliança, isto é, que não seja apenas um participante de conferências, de reuniões ministeriais, de reuniões de oração ou de leitura de livros, mas que se esquece de estar no espírito. Se não permanecer no Espírito, nenhuma dessas reuniões irá ajudá-lo. Você é ministro da nova aliança, portanto, esteja em espírito para que essas palavras se tornem vida.


Ponto-chave:  O filho varão (Ap 12:1-6)