sábado, 3 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA SOMOS MEMBROS DINÂMICOS DO CORPO DE CRISTO

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

DIA: 03/10/2020


SEGUNDA SEMANA – SÁBADO (Páginas 54 à 57)


Ler com oração:

Rm 12:5  

assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

SOMOS MEMBROS DINÂMICOS DO CORPO DE CRISTO



     Vejamos, agora, Romanos 12 : 4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função. O  Corpo de Cristo tem muito membros, e você, querido leitor, é um deles. Como membro, você é importante para o Corpo. O corpo humano tem muitos membros, e todos devem funcionar. Por exemplo, se por algum motivo o fígado parar de funcionar, todo o corpo será prejudicado. Esse é o princípio do Corpo de Cristo, todos os membros precisam estar saudáveis, buscando o crescimento em vida. 


    Como membros do Corpo, quando somos encarregados de realizar algum serviço, devemos fazê-lo com excelência. Muitas vezes, começamos algo e paramos. O serviço a Deus não pode parar, precisa de continuidade. Também precisamos aprender a incluir os irmãos nos serviços. Todos devem ser incluídos: irmãos, irmãs, jovens e idosos. A inclusão é muito importante para a qualidade do serviço.


     Leiamos Provérbios 20:29: O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs. Uma das características dos jovens é a força, e eles devem empregá-la no serviço ao Senhor. Os jovens são o exército da igreja. Os mais velhos têm a seu favor a experiência e a maturidade. Eles são responsáveis pela direção e pela supervisão da obra de Deus, e utilizam sua experiência e seu conhecimento de Deus para que as igrejas não se desviem da linha central da revelação divina. Contudo não possuem a energia e a força de outrora. Então, os jovens colaboram com sua energia, força e dinamismo. Hoje, os jovens são muito criativos, estão sempre inovando. Deus usa essa mescla a favor do Seu Corpo, com inclusão, entusiasmo e excelência. 


    Se você acha que, na igreja, não há lugar para você servir, pois, aparentemente, em todos os serviços há irmãos servindo, você está enganado. Pregar o evangelho é servir o Senhor, e todos devem fazê-lo. Ele nos deu muitas ferramentas para servi-Lo, mencionadas nos capítulos 1 e 5 deste livro. 


O USO DOS DONS NO CORPO 


    Ainda sobre o Corpo de Cristo, em Romanos 12:5-6, lemos: Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé. O que torna a vida da igreja dinâmica é o exercício dos dons. Todos nós temos dons. Mesmo que eu tenha um dom diferente do seu, o importante é exercitar os dons que recebemos. 


    O dom é uma habilidade, um dote natural. Quando nos convertemos, o Espírito Santo nos concedeu dons como Lhe aprouve (1 Co 12:4, 7-11). Agora, cabe a nós exercitá-los. Quando exercitamos os dons, recebemos graça (Ef 4:7). A graça refere-se ao trabalhar de Deus em nós por meio do Seu Filho. Não tenhamos medo de exercitar nossos dons, pois, quanto mais os exercitamos, mais graça ganharemos.


     Em Romanos 12, temos os dons da graça, os dons da vida (v. 6). Resumindo, na igreja temos três aspectos do ministério: o ministério da Palavra, o ministério dos serviços e o ministério das ofertas de riquezas materiais. Nesse capítulo de Romanos, encontramos esses três aspectos do ministério. No versículo 6 é dito: “Segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé”. Esse trecho está relacionado ao ministério da Palavra. Não importa o tamanho da sua fé, se você recebeu o dom de profetizar, profetize.


     Nos versículos seguintes, lemos: “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria” (Rm 12:7-8). A palavra “ministério”, no versículo 7, é diakonia em grego, e refere-se ao serviço dos diáconos. Esse trecho corresponde ao ministério dos serviços. Os irmãos que servem, devem servir com dedicação, como mencionado anteriormente; ou seja, quando começarem a executar algum serviço, devem terminar. É preciso diligência para servir ao Senhor. 


    No versículo 8, vemos o ministério das ofertas de riquezas materiais: “O que contribui, com liberalidade”. Aqui, “contribuir” quer dizer ofertar. Na vida da igreja, temos a oportunidade de ofertar para as necessidades locais e para a obra em diversas regiões, especialmente no exterior. Ao ofertar, lembremo-nos, principalmente, dos irmãos que deixaram suas famílias para pregar o evangelho em outros países.


     A principal característica de um ministro de oferta de riquezas materiais é a liberalidade, pois seu coração não está preso ao dinheiro. Ele oferta de maneira generosa, pois conhece a origem do seu dinheiro e sabe qual deve ser seu destino.


    Ainda nesse versículo, lemos: “O que preside, com diligência” (Rm 12:8). Esse trecho refere-se aos presbíteros, os irmãos responsáveis. Eles precisam tratar os assuntos da igreja com diligência. Em 1 Pedro 5:1-4, lemos: “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”. 


   Vejamos, agora, o último dom mencionado nessa passagem: “Quem exerce misericórdia, com alegria” (Rm 12:8). Exercer misericórdia é um dom. Mas nem todos têm esse dom. Às vezes, por possuir um padrão moral elevado, torna-se difícil exercer misericórdia. Contudo, graças ao Senhor, no Corpo, há os que exortam, mas também há os que exercem misericórdia, para que haja equilíbrio. Tudo funciona em perfeita harmonia no Corpo de Cristo.


    Querido leitor, vimos quão importante é o nome do Senhor na vida da igreja. Sem esse Nome, não há como desenvolver nossa salvação. Diante das ricas experiências que temos com o nome do Senhor, precisamos dar-nos conta de que devemos pregar o evangelho. Os que pregam o evangelho têm os pés formosos. Além disso, os que foram alcançados pela pregação devem ser incluídos na vida da igreja. Nesse ambiente, temos as condições necessárias para crescer e amadurecer, exercitando nossos dons para a edificação mútua dos membros do Corpo de Cristo.