terça-feira, 15 de julho de 2014

O SEGUNDO ASPECTO DO EVANGELHO DE DEUS: CRISTO FOI DESIGNADO FILHO DE DEUS EM RESSURREIÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 16: O evangelho de Deus – (Rm 1:1)
Leitura bíblica: Rm 1:4; 4:25; Gl 4:6
Ler com oração: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pe 1:3).

O SEGUNDO ASPECTO DO EVANGELHO DE DEUS: CRISTO FOI DESIGNADO FILHO DE DEUS EM RESSURREIÇÃO

O segundo aspecto do evangelho de Deus está em Romanos 1:4, onde se lê: “Foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor”. Embora o Senhor Jesus fosse o Verbo, o próprio Deus, Ele também era um homem. O Senhor possuía as duas naturezas: divina e humana. Como tal, Ele foi crucificado para nos redimir de nossos pecados. Ele morreu e ressuscitou; foi em ressurreição que o Homem Jesus foi feito Filho de Deus. Em Sua natureza divina, o Senhor sempre foi o Filho de Deus, porém, Sua parte humana ainda precisava ser glorificada, ou seja, designada Filho de Deus, e isso ocorreu por meio da ressurreição. Por isso Paulo diz que Ele foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos.
Visto que o salário do pecado é a morte e todos nós somos pecadores, todos nós deveríamos morrer. Em Sua misericórdia e graça, por nos amar, Deus se fez carne e foi à cruz por nós. Ele morreu em nosso lugar e isso nos redimiu, nos comprando de volta, e nos resgatando do pecado. Uma vez que Deus Pai aceitou o sacrifício do Homem Jesus por nós na cruz, já não havia necessidade Dele permanecer na morte; assim Deus O ressuscitou dentre os mortos (Rm 4:25).
Assim como fomos redimidos pela morte redentora de Cristo na cruz, também fomos gerados de Deus, tornando-nos Seus filhos, por meio da ressurreição. Antes de crer no Senhor, éramos pecadores destinados ao lago de fogo e por outro lado éramos apenas criaturas de Deus, alheios à Sua vida e natureza. Agora, porém, podemos clamar “Aba, Pai”, pois somos Filhos de Deus, uma vez que “enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gl 4:6). Que salvação maravilhosa!
Nosso apreço pela obra salvadora do Senhor por nós deve aumentar mais e mais, bem como nossa experiência dessa salvação. Como descendente de Davi, ao morrer, Ele crucificou Consigo todos os nossos pecados e transgressões, nosso velho homem, o mundo, e até o diabo. Uma vez terminado o pecado, esse problema não existe mais, porém essa é apenas a primeira parte da obra salvadora do Senhor. Uma vez que o pecado foi removido, podemos nos achegar a Deus novamente. Contudo o objetivo da salvação é mais do que isso: é gerar-nos de Deus, tornar-nos Seus Filhos. Ao crer no Senhor, fomos regenerados, e a vida divina entrou em nós. Somos filhos de Deus em realidade. Agora, todavia, a vida divina precisa crescer até à plena maturidade. Quando isso ocorrer, assim como o Senhor em ressurreição, nós também seremos designados filhos de Deus em plenitude.


Ponto-chave:
Filhos de Deus em plenitude.

O PRIMEIRO ASPECTO DO EVANGELHO DE DEUS: CRISTO COMO DESCENDENTE DE DAVI

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SEGUNDA-FEIRA

"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus (1 Pe 3:18a). Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus, enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado" (Rm 8:3).

O PRIMEIRO ASPECTO DO EVANGELHO DE DEUS: CRISTO COMO DESCENDENTE DE DAVI

Leitura bíblica: Jo 1:14; Rm 1:1-4

O tema desta semana é “O evangelho de Deus”, com base em Romanos 1:1, que diz: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Paulo foi chamado para ser apóstolo e separado para o evangelho de Deus. Além disso, ele nos fala que esse evangelho diz respeito ao Filho de Deus, que, segundo a carne, veio da descendência de Davi e, segundo o Espírito, foi designado Filho de Deus (vs. 3-4).
Quando pregamos o evangelho, começamos sempre com o aspecto de que somos pecadores e precisamos da obra redentora de Cristo – é a isso que Paulo se refere quando diz que o Senhor era descendente de Davi segundo a carne. Ele veio em carne para tratar com nossa condição pecaminosa (Jo 1:14). Nos livros de Samuel e Crônicas, vemos Davi como um pecador com todos os tipos de pecados: adultério, artimanhas, mentiras e assassinato. Como um ser humano nascido de Maria e descendente de um pecador como Davi, o Senhor veio para resolver o problema de nosso pecado, mas Ele mesmo era sem pecado. Em Hebreus 4:15 lemos: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”.
Todos nós somos pecadores. Davi apenas prefigurou a condição caída do homem. Em Romanos 5:12 lemos: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Antes de se voltar ao Senhor, você não tinha a natureza pecaminosa de Adão e também os pecados de Davi? Todo ser humano precisa resolver o problema dos pecados por meio da obra redentora de Cristo. Graças ao Senhor, hoje temos a solução do pecado: crer no Senhor e em Sua morte redentora na cruz!



Ponto-chave: Redimidos dos pecados.