sexta-feira, 25 de setembro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA Todo membro do Corpo de Cristo é útil

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

DIA: 25/09/2020


PRIMEIRA SEMANA – SEXTA-FEIRA (Páginas 23 à 25)


Ler com oração:

Ef 4:12  com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,


Todo membro do Corpo

        de Cristo é útil 


    Paulo compara a igreja ao corpo humano, onde há vários membros diferentes uns dos outros (Rm 7:4; 12:5; 1 Co 10:16; 12:27; Ef 1:22-23; 4:12; Cl 1:18). Mesmo assim, os diversos membros estão unidos por causa da vida. A cabeça, Cristo, comanda o corpo; e nós, membros, nos coordenamos por meio da vida para fazer a vontade do Senhor. Isso é a multiforme sabedoria de Deus. Ele está trabalhando em nós para que sejamos Sua obra-prima (cf. Ef 2:10, a palavra “feitura”, em grego, é poiema, obra-prima). Precisamos uns dos outros. Que nenhum irmão se sinta inútil, pois no Corpo todos nós somos úteis para Deus. 


    Paulo teve ainda de escrever uma carta para Filemom, solicitando, em nome do amor, que Onésimo fosse recebido de volta, como irmão amado em Cristo, e não como escravo (Fm 9-16). O apóstolo estava manifestando o amor ágape, proveniente de suas entranhas, do mais íntimo de seu ser; e solicitava que Filemom aceitasse Onésimo de volta, não por obrigação, mas de livre e boa vontade. E, se houvesse ainda alguma pendência, ele, Paulo, pagaria qualquer dívida (Fm 17-19).


 O perigo da filosofia na igreja 

    A relutância de Filemom em aceitar o irmão de volta pode estar relacionada ao problema pelo qual a igreja em Colossos estava passando. Filosofias e vãs sutilezas, tais como gnosticismo, ceticismo e misticismo, se haviam infiltrado na vida da igreja. Essas coisas interrompem o crescimento de vida no Corpo. Talvez por isso Filemom não tivesse crescido em vida o suficiente; e, por esse motivo, não tinha amor e graça para receber Onésimo. A cura para esse problema é viver intensamente a vida da igreja e desfrutar apenas da Palavra de Deus, da presente verdade, apresentada pelos pais da igreja, os apóstolos. 


    Hoje é muito comum receber vídeos, via rede social, WhatsApp, com testemunhos de pessoas boas, que não têm relação alguma com o evangelho. Não sigamos o exemplo dos incrédulos. Há muitos exemplos de amor e diversos testemunhos de vida na igreja. Esses vídeos de incrédulos dão dicas de como ser uma boa pessoa, todavia introduzem filosofias do gnosticismo, asceticismo e misticismo (Cl 2:8). Essas coisas abrem brechas para a ação de principados e potestades. Daí o motivo de a igreja em Colossos não avançar nas questões práticas e espirituais. Quando escreveu aos colossenses, Paulo falou sobre a fé, o amor e a esperança (1:4-5). Ele teve fé no potencial de Onésimo, o aperfeiçoou em amor e teve esperança de que Onésimo se tornaria útil para Deus, na igreja. 


Não desistir das pessoas

     Os escritos de Paulo mostram que ele amadureceu em decorrência das experiências obtidas na vida da igreja e na obra. Os vários sofrimentos pelos quais passou, fizeram com que ele crescesse em vida. Vimos que, no início da segunda viagem missionária, o apóstolo não quis levar o jovem João Marcos, que não tinha suportado os sofrimentos da viagem e tinha voltado para casa. Posteriormente, mais maduro, Paulo teve fé, amor e esperança suficientes para aperfeiçoar uma pessoa que havia defraudado seu senhor e fugido para Roma, onde recebeu o evangelho. Onésimo foi gerado na fé durante o período de algemas do apóstolo. Ele recebeu ajuda de Paulo, cresceu em vida e foi enviado para Colossos, tornando-se um apóstolo: “Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre” (Cl 4:9).


     Em sua maturidade, Paulo recebeu João Marcos de volta: “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)” (v. 10). O apóstolo, até mesmo, pôde contar com sua cooperação na obra: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Fm 24). Marcos se havia tornado útil para o Senhor: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Tm 4:11). Marcos cresceu em vida, e Paulo teve humildade para solicitar sua ajuda no ministério. Nós precisamos ter esperança nos irmãos, crendo que a obra que o Senhor começou será concluída. Vai dar certo! Cada irmão será aperfeiçoado em amor!