sexta-feira, 21 de junho de 2013

AS PALAVRAS DE PAULO APLICADAS PELO MINISTÉRIO DE JOÃO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Jo 6:63; 7:37-39; 13:17; Ef 4:12

Ler com oração: Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa (Ef 1:13).

AS PALAVRAS DE PAULO APLICADAS PELO MINISTÉRIO DE JOÃO

Assim como o Senhor no passado concedeu às igrejas na Ásia a oportunidade de serem restauradas por meio do ministério de João, hoje Ele também nos concede a oportunidade de sermos restaurados por esse ministério. Em Sua infinita graça o Senhor tem-nos proporcionado diversas ferramentas úteis para nosso desenvolvimento espiritual, mediante a pregação do evangelho do reino nas unidades BooKafé, nas tendas de oração e saídas coletivas aos finais de semana.
Nessa esfera de consagração e santificação a favor do evangelho, Ele nos transforma e nos conforma à Sua imagem. Para isso precisamos sempre nos esvaziar, buscando ter um coração simples para compreendermos a direção do Espírito a fim de realizarmos Sua vontade.
À medida que nos envolvemos nessa esfera espiritual, de contatar pessoas, anunciando-lhes o evangelho do reino, nosso viver da igreja é intensificado. A luz divina brilha cada vez mais e expõe em nosso coração todas as coisas que desagradam ao Senhor. Então diante Dele reconhecemos, confessamos nossa verdadeira condição e nos arrependemos dessas coisas. Assim a vida divina cresce em nós. Essa é a verdadeira vida da igreja, uma esfera na qual o Espírito tem total liberdade para agir em nós, nos iluminando e purificando por meio de Seu fogo santificador.
Também temos a oportunidade de consagrar ao Senhor um tempo para sermos aperfeiçoados no CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho). Por meio do aperfeiçoamento somos atualizados acerca do modo como o Senhor deseja que avancemos na atualidade a fim de realizarmos a obra do ministério (Ef 4:12). Por essa razão, o Senhor está sempre nos falando sobre a importância de exercitarmos nosso espírito, invocando o Seu nome, orando e ruminando Sua palavra, falando e cantando hinos espirituais a fim de nos enchermos do Espírito e sairmos para pregar o evangelho e distribuirmos os livros espirituais que ajudam as pessoas a crescer em vida.
Infelizmente a vontade de Deus encontra obstáculos em nós, por causa da nossa resistência e da dureza de nosso coração, causados por nosso orgulho, conceitos e tradições. Por causa do ego, a vida da alma, alguns irmãos não querem ser aperfeiçoados, pois acham que precisam de coisas novas para expandir seu conhecimento doutrinário e se destacarem dos demais.
O Senhor, contudo, nos mostrou que Suas palavras são Espírito e vida (Jo 6:63) e foram faladas para que as pratiquemos (13:17). João recebeu essas palavras e esse encargo no espírito e, assim, pôde ajudar a igreja em Éfeso a se arrepender e voltar à prática das primeiras obras, invocando o nome do Senhor e andando na verdade, tomando a Palavra em oração e praticando-a no espírito.
Na verdade, os ensinamentos de João não eram novos, mas podiam ser encontrados na epístola que Paulo escreveu aos efésios quando os adverte a andar de modo digno da vocação a que foram chamados, isto é, a andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito (Ef 4:1, 7, 17, 21; 5:2, 8, 15-20).
Outro exemplo disso está em João 7:37-39, quando o Senhor fala da água que flui do interior daqueles que creem Nele. João acrescentou uma nota dizendo que o Senhor se referia ao Espírito que haviam de receber os que Nele cressem. Isso nos faz lembrar do que Paulo já falara quando escreveu que, depois de termos crido no Senhor, fomos selados com o Santo Espírito da promessa (Ef 1:13).
Diante disso, vemos que João não enfatizava novas doutrinas e ensinamentos, apenas confirmava, através das palavras do próprio Senhor, que tudo o que havia sido escrito pelos apóstolos não deveria mais ser analisado e discutido, mas praticado.


Ponto-chave: Lançar mão de todas as ferramentas e oportunidades que o Senhor nos dá.
Pergunta: Quais são os ensinamentos destacados por João na Epístola de Paulo aos Efésios?