domingo, 4 de agosto de 2013

O PODER TRANSFORMADOR DA VIDA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica: At 7:58-60; 8:1-3; 9:1-2; 22:3, 16-18; Gl 1:14; Fp 3:5-6





Ler com oração: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios (Gl 1:15-16a).


O PODER TRANSFORMADOR DA VIDA DE DEUS

Nessa semana adentraremos mais nas revelações apresentadas por Paulo em seu ministério. Antes, porém, é importante vermos a pessoa de Paulo, seu histórico judaizante, o operar do Espírito em sua vida, as revelações recebidas, as experiências vividas em suas viagens ministeriais, bem como o cuidado que ministrava às igrejas.

Paulo, anteriormente chamado Saulo, era um jovem zeloso das tradições de seus pais, que se avantajava a muitos de sua idade (Gl 1:14), sendo instruído por Gamaliel (At 22:3), um dos principais fariseus da época. Em Atos vemos que ele estava presente no momento da morte de Estevão, um dos diáconos da igreja em Jerusalém (6:5). Saulo guardava as vestes dos que o apedrejavam e consentia em sua morte (7:58; 8:1). Ele testemunhou que Estevão, enquanto era apedrejado, invocava e dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”, e ainda: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (7:59-60).

Saulo era fariseu extremamente zeloso da lei judaica e se considerava irrepreensível quanto à justiça que há nela (Fp 3:5-6), por isso se tornou o principal perseguidor da igreja. Atos 8:1b descreve: “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria”. Todos os cristãos de Jerusalém, exceto os doze apóstolos, tiveram que fugir para as cidades vizinhas. Enquanto isso, Saulo “assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (v. 3).

Tendo perseguido e prendido vários cristãos em Jerusalém, “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (At 9:1-2).

Quando, porém, estava a caminho de Damasco, uma forte luz lhe apareceu, fazendo-o cair por terra e deixando-o cego. No meio daquela luz uma voz lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Nesse momento ele certamente percebera que era Deus quem lhe falava e perguntou: “Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 5). Diante disso Saulo compreendeu que, ao perseguir os cristãos, aqueles que invocavam o nome do Senhor Jesus, ele também estava perseguindo o próprio Senhor. Essa experiência mudou sua vida completamente.

Com efeito, Deus queria usá-lo, mas disse-lhe: “Levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”. Chegando a Damasco, Saulo permaneceu três dias jejuando e orando (vs. 9, 11). Ananias, então, foi enviado por Deus a Saulo para anunciar-lhe Seu propósito (vs. 15-17). Por fim Saulo foi batizado invocando o nome do Senhor (22:16). Saulo, que estava cego até aquele momento, passou a enxergar novamente (v. 18). Depois de algum tempo, pregava ousadamente o evangelho em todo lugar, tornando-se um importante instrumento nas mãos de Deus. Aleluia!

Assim como foi com Saulo, Deus deseja mudar nossa vida, renovar nossa visão, equipar-nos e enviar-nos para pregar o evangelho do reino para todas as pessoas.


Ponto-chave: O Senhor deseja mudar nossa vida e renovar nossa visão.
Pergunta: Por que motivo Deus precisou se apresentar de modo tão intenso para Saulo?