E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO POR TODO MUNDO, PARA TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES. "ENTÃO VIRÁ O FIM" (Mt 24:14).
sexta-feira, 24 de maio de 2013
A Unidade do Espírito
A Unidade do Espírito
A unidade é o requisito básico para a edificação da igreja. O Senhor Jesus gerou Sua Igreja, Seu Corpo, para que ela viva em unidade. Sua oração em João 17 mostra claramente que sem unidade entre o povo de Deus não há testemunho de Deus na terra. Para que a pregação do evangelho seja prevalecente, os cristãos precisam estar em unidade, e o resultado de as pessoas receberem o evangelho é serem um (vs. 20-23).
No entanto, o que vemos entre os cristãos hoje? Cada dia, mais e mais divisões. A Bíblia estabelece um padrão claro para a prática da unidade do povo de Deus: uma cidade, uma igreja. Se lermos atentamente o livro de Atos, além das epístolas de Paulo e Apocalipse, veremos que os primeiros cristãos reuniam-se simplesmente como a igreja em uma cidade: a igreja em Jerusalém, a igreja em Éfeso, a igreja em Esmirna, a igreja em Filipos, etc. A igreja em Jerusalém era composta de milhares de cristãos; ainda assim havia somente uma igreja em Jerusalém. Não havia nenhuma igreja maior ou menor do que uma cidade, mas em cada cidade havia apenas uma igreja. Esse é o padrão bíblico, o padrão de Deus.
É importante lembrar que, na Bíblia, o nome igreja não é dado a um prédio onde os cristãos se reuniam, mas é sempre a expressão do Corpo de Cristo em uma cidade. Hoje, graças à misericórdia de Deus, há cristãos que assumiram essa base da unidade e dela dão testemunho em muitas cidades do mundo.
Como é possível manter a unidade se nós, seres humanos somos tão diferentes, tão cheios de preconceitos e peculiaridades? Sem dúvida, a unidade não é possível pela vida natural do homem, pois sua natureza é facciosa. A unidade só é possível pelo Espírito. Efésios 4:3 diz: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Devemos empenhar-nos ao máximo para preservar a unidade que o Espírito Santo estabeleceu. Desse modo, nosso testemunho cristão terá impacto e Deus poderá ter uma expressão adequada entre os homens.
Satanás, no entanto, odeia a unidade do povo de Deus, pois ela é o mais eficaz instrumento de Deus para destruí-lo. Sempre que alguns cristãos decidirem posicionar-se na base da unidade estabelecida por Deus, Satanás os atacará, quer por meio de pessoas, quer lançando dúvidas sobre essa verdade bíblica. Seu objetivo é sempre danificar a edificação da casa de Deus. Mas ninguém pode destruir a igreja, o Corpo de Cristo. Há um compromisso de Deus com a edificação de Sua casa; por isso, Ele alerta por meio de Paulo: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá” (1 Co 3:17). É impossível destruir a igreja em seu aspecto universal, que consiste de todos os cristãos genuínos de todas as épocas; mas se alguém trouxer dano à expressão da igreja em uma cidade, certamente estará trazendo sobre si severa disciplina de Deus.
Por isso, não podemos aceitar nenhuma pregação ou ensinamento que coloque em dúvida ser possível termos hoje a unidade da igreja, pois palavras assim têm origem em Satanás. Muitos cristãos dizem que os cristãos só estarão em unidade na eternidade, na Nova Jerusalém. Isso é um engano. Se fosse assim, porque o Senhor Jesus oraria para que fossemos um? Por que Ele se preocuparia com isso antes de morrer, se esse assunto só seria resolvido na Nova Jerusalém? Por que Paulo se preocuparia tanto com a unidade da igreja, se isso não fosse importante e se a eternidade resolvesse a questão? Isso demonstra quanto os cristãos têm sido enganados, não dando à unidade a importância que Deus lhe atribui. Se amamos o Senhor, devemos entregar nossa vida pela edificação da igreja, pela unidade de Seu povo.
ANDAR NO AMOR CUIDANDO DAS PESSOAS
ALIMENTO DIÁRIO
SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA
SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)
Leitura bíblica: Mt 24:14, 45; 28:19; Lc 8:1; 19:1-9; Jo 3:16; 1 Jo 4:8
Ler com oração: Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros (1 Jo 4:11).
ANDAR NO AMOR CUIDANDO DAS PESSOAS
Deus é amor e, como Seus filhos, devemos andar em amor. Muitos talvez não entendam bem e considerem a pregação do evangelho e a colportagem como mera obra. Não; antes, é o resultado da expressão: “Deus é amor”. Sem sair para contatar pessoas, e ficando apenas nos locais de reuniões, o amor é muito restrito e até doutrinário. Podemos usar bem melhor o local de reuniões, abrindo-o a todos e transformando-o em lugar de oração, no qual as pessoas entram para ter um encontro com Deus. Muitos pastores jamais teriam contato conosco se tivéssemos apenas locais de reuniões para nós mesmos. Se abríssemos apenas locais de reuniões na Europa, não teríamos contatado ninguém. Todavia, por meio do BooKafé em Londres, vários cristãos, um pastor etíope, pastores da Coréia, pessoas da Índia e de diferentes países têm tido contato conosco. No Brasil, igualmente, autoridades, pessoas de diferentes segmentos da sociedade e muitos irmãos em Cristo, antes praticamente excluídas de nosso meio, hoje são alcançadas.
Deus não ficou no céu; antes, veio para a terra. Se tivesse ficado no céu e nos dito: “Venham para Meu local de reuniões!”, como iríamos? Mas Ele abriu mão de “Seu local”, de Seu trono, humilhou-Se, assumiu a forma de servo, de escravo, revestiu-Se da natureza humana e teve a mais vil das mortes, a morte de cruz, só para nos ganhar (Fp 2:5-8). Uma vez na terra, Jesus saiu para ministrar. Não vemos nenhum versículo que indique que Ele se fixou num lugar para receber as pessoas. Não! Jesus não ficou no templo nem mesmo passava muito tempo em Jerusalém, mas ia de cidade em cidade, aldeia em aldeia, buscando as pessoas (Mt 9:35-38; 4:23; Lc 8:1). Até frequentava as casas de publicanos e pecadores (15:2). Ele fez isso porque Deus é amor. Isso é andar no amor.
Acaso o Senhor teria encontrado no templo a mulher samaritana, que já havia tido cinco maridos e vivia com um homem que não era o marido dela? Não. Mas Jesus foi até o poço de Jacó para se encontrar com ela. É como se Ele tivesse ido ali e montado uma tenda do “BooKafé móvel”.
Zaqueu morava em Jericó, era um desonesto coletor de impostos (Lc 19:2-3), odiado pelos judeus. É muito pouco provável que o Senhor o visse no templo, mas Jesus foi para Jericó, passou pela árvore onde Zaqueu havia subido e lhe disse que descesse dali, pois Ele ficaria em sua casa naquela noite (v. 5). Todos se escandalizaram porque o Senhor se hospedou na casa de um pecador (v. 7). Mas Deus é amor, e isso é andar em amor. Zaqueu foi tocado pelo amor de Deus e resolveu dar aos pobres a metade dos bens e restituir quatro vezes mais naquilo que havia defraudado os outros (v. 8). Jesus, então, falou: “Hoje, houve salvação nesta casa” (v. 9).
Em João 21:15-17, depois que Pedro respondeu ao Senhor Jesus três vezes que O amava, o Senhor lhe disse que apascentasse Seus cordeiros e pastoreasse e apascentasse Suas ovelhas. Usando a parábola dos cabritos e ovelhas de Mateus 25, podemos dizer que as ovelhas não representam apenas os crentes, mas também os incrédulos, pois o Senhor ali se refere às nações (v. 32). As ovelhas de que precisamos cuidar incluem os vizinhos, os colegas de faculdade, de trabalho, os familiares e os conhecidos.
Se amamos o Senhor, cuidaremos de pessoas e não nos distrairemos com coisas e afazeres. Esse é o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou os conservos para alimentá-los a seu tempo (Mt 24:45). O enfoque na vida da igreja, por meio do BooKafé e da colportagem, é cuidar de pessoas, pois é isso que faremos no reino (cf. Lc 19:17).
Diante do tribunal de Cristo, o Senhor nos julgará em dois aspectos: vida e obra (2 Co 5:10). Por um lado, ele avaliará nosso crescimento em vida e, por outro, verá nossa experiência. Se hoje não vivemos pela vida divina nem temos experiência de cuidar de pessoas, que faremos no reino? Devemos ir diante do Senhor e pedir que coloque em nós Seu amor para amar as pessoas e cuidar delas.
Ponto-chave: Amar, ir, pregar e cuidar.
Pergunta: Você tem demonstrado o amor de Deus às pessoas indo a elas a fim de pregar-lhes o evangelho e cuidar delas?
Assinar:
Postagens (Atom)