segunda-feira, 5 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA JUSTIFICAÇÃO

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

SEGUNDA FEIRA 05/10/2020

( Páginas 62 - 65)


LER COM ORACAO

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor (1 Co 1.30).

______


JUSTIFICAÇÃO


Por causado pecado foi estabelecida uma parede de separação entre Deus e o homem, impedindo que haja comunhão entre eles. Leiamos: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vosso pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vós não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade, confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade” (Is 59.1-4).


Para satisfazer a exigência da justiça, Cristo tornou-se nossa justiça (1 Co 1.3). Na cruz, Ele derramou Seu sangue de maneira lenta e dolorosa, gota a gota. Esse processo de sofrimento que Cristo enfrentou, trouxe justificação ao homem que Nele crê. Aleluia! 


Ao crermos em Cristo, fomos revestidos com Sua justiça. Nossa própria justiça está enferma por causa do pecado; assim, Cristo tornou-Se nossa justiça, produzida graças ao alto preço que Ele pagou na cruz por nós – Seu sangue foi colocado no altar para ser nossa eterna propiciação (Ef 1.7).


Aos olhos de Deus estamos justificados não pelo fato de realizarmos boas ações ou sermos habilidosos e praticarmos diversas obras. Não! Fomos aceitos, novamente, por causa da justiça produzida pelo Seu filho, Cristo Jesus, que suportou o árduo desafio de enfrentar a morte, e morte de cruz. Nossa pela salvação se inicia pela justificação, que é somente pela fé.


SANTIFICAÇÃO


Além de justo, Deus também é santo. Leiamos: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1.16). A santidade não está relacionada à mudança de comportamento, à mudança de práticas ou à moralidade. Deus é o único Santo; ninguém se compara a Ele (1 Sm 2.2). 


Ser santo é ser separado, isto é, ser igual a Deus, separado e distinto de tudo. Somos santificados, ou seja, santos, porque, ao crer no Senhor, nascemos de novo, e essa nova vida possui a santidade de Deus. 


Essa vida, que agora está em nosso espirito, é comparada a uma semente que, ao ser regada, nutrida e cuidada, crescerá em nós (1 Pe 1.23). Assim, no processo de santificação permitimos que a vida de Deus, com Sua natureza santa, cresça em nós, diariamente, de maneira gradual. Santificação inclui a transformação e a conformação.


A transformação é um processo metabólico em que, pouco a pouco, os elementos santos de Deus tomam conta do nosso ser. Somos santificados pela natureza santa de Deus, por meio de invocar o nome do Senhor, ler a Bíblia, ler os livros espirituais, participar das reuniões e dos serviços da igreja. Nesse processo é necessário ter paciência, pois não ocorre deum hora para outra. 


Apenas creia no processo de transformação; assim como uma lagarta, em seu casulo, espera pacientemente para se transformar em uma bela borboleta, devemos ser pacientes uns com os outros, tendo a certeza de que essa vida santa, e depositada em nós, irá completar a transformação no nosso interior (1 Co 15.51).


Ainda com respeito à transformação, leiamos: “E todos nós, com o rosto desvendado, comtemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espirito” (2 Co 3.18). No processo de transformação, todos nos comtemplamos a beleza e a doçura de Cristo. Durante nossa vida, devemos comtemplar ao máximo a glória do Senhor. 


Ele está em nosso espirito, que pé um ambiente fechado, santo, puro e sem interferência das coisas do mundo. No espirito, desfrutamos unicamente da presença do Senhor. É um lugar de profunda comunhão; e, quanto mais permanecermos ali, mais desfrutaremos da transformação. Louvado seja o Senhor!


Quanto à conformação, leiamos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para seremos conforme \à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). Aqui vemos a última etapa da santificação – sermos conformes à imagem de Cristo. O Senhor iniciou uma boa obra em nós e irá completa-la até Sua volta. 


O propósito de Deus é que todos os Seus filos sejam como Cristo Jesus, pois Ele é o protótipo perfeito, o padrão que devemos alcançar. Assim sendo, nossas emoções, nossos pensamentos e nossas vontades serão semelhantes ás emoções, aos pensamentos e à vontade de Cristo. Aleluia!


GLORIFICAÇÃO


Agora veremos sobre a glorificação, que possui dois aspectos: o inteiro e o exterior. Durante Seu ministério terreno, Cristo foi transfigurado, num alto monte, diante de Pedro, Tiago e João (Mt 17.1-5). Naquele evento, ocorreu a manifestação da glória interior. Cristo , como homem de carne e sangue, de repente, revelou a glória interior para os três discípulos (como se uma pessoa estivesse recoberta com uma capa, fechada com um zíper, e, de repente, abrisse o zíper para desvendar quem ela é).  


As vestes de Jesus, imediatamente, tornaram-se brancas como a luz, e Seu rosto resplandecia como o sol. Hoje, essa glória está no nosso interior, e podemos desfrutá-la por meio da graça. Quanto mais desfrutamos da graça de Cristo, mais provaremos a riqueza da Sua glória.


O segundo aspecto da glorificação é exterior: Em Filipenses 3.21, lemos: “O qual transformará o nosso copo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, sendo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”. Esse corpo, no qual habitamos, está sujeito à corrupção. Nele, não temos força para vencer as dores físicas nem as inesperadas doenças que nos assolam, e não temos nenhuma esperança de triunfar sobre a morte. 


Mas, graças ao Senhor, conforme o poder eficaz que ele tem de até mesmo subordinar a si todas as coisas, nosso corpo de humilhação será substituído por um corpo igual ao Dele, cheio de glória incorruptível, capaz de trunfar sobre a morte, doenças e fraquezas.


Para mim, que sou portador de necessidades especiais, o processo de glorificação no aspecto exterior, do corpo, terá um sabor diferente do que para os outros. Esse processo será muito importante devido à minha incapacidade física. Estou envelhecendo, por isso, junto com a deficiência do meu corpo, tenho mais dificuldades ainda. 


Eu anelo que chegue o dia em que teremos um corpo ressurreto, de glória, capaz de superar a lei da gravidade e todas as consequências que o pecado trouxe. Na salvação completa de Deus, nosso espirito, alma e corpo serão conservados íntegros e irrepreensíveis (1 Ts 5.23).