terça-feira, 7 de janeiro de 2014

TODAS AS VERDADES PRECISAM SER TRANSFORMADAS EM VIDA

ALIMENTO DIÁRIO - MENSAGEM 16 - Extrair vida das verdades (2 Co 3:5-6)
Leitura bíblica:  Jo 6:63

TODAS AS VERDADES PRECISAM SER TRANSFORMADAS EM VIDA

Baseado nas revelações que recebeu quando foi arrebatado, em espírito, ao terceiro céu, provavelmente quando esteve nas regiões da Arábia, Paulo escreveu catorze epístolas, ou seja, mais da metade dos livros que compõem o Novo Testamento. Embora ele tenha registrado tudo isso em forma de letras no papel, ao ler seus escritos precisamos usar o espírito. É o que lemos em 2 Coríntios 3:6, que fala sobre os ministros da nova aliança, que são ministros não da letra, e sim do Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Esse Espírito mencionado no versículo não é o Espírito Santo, mas O Espírito. Nesse O Espírito temos a obra do Pai, do Filho e também do Espírito Santo, representadas por aquelas três unidades de medida de Êxodo 30. Essa é uma verdade básica que todos nós precisamos conhecer e aplicar em nosso viver.
Todas as cartas de Paulo são muito importantes, especialmente aquelas que são conhecidas como o coração da Bíblia: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. De nossa parte, entretanto, como ministros da nova aliança, não da letra, mas do Espírito, a atitude ao lermos suas epístolas deve ser de usar nosso espírito para que seu conteúdo se torne vida para nós.
A outra linha ministerial que nos apresenta as verdades no Novo Testamento é a linha da vida, formada pelas experiências dos doze discípulos que estiveram com o Senhor Jesus em Seu ministério terreno, a qual é representada principalmente pelos escritos de Pedro e João quando atingiram a maturidade espiritual. Tudo o que eles escreveram era algo que haviam experimentado. Pedro, por exemplo, quando jovem, teve sua vida da alma frequentemente exposta pelo Senhor, mas, ao escrever suas epístolas, já se encontrava maduro.
Todavia o mais importante para nós não é apenas conhecer a história deles, mas sim aplicarmos as lições que eles aprenderam nesse período de amadurecimento e que estão contidas nas suas cartas. Como aqueles que querem crescer na vida de Deus e amadurecer para reinar com Cristo no mundo que há de vir (Hb 2:5-8), precisamos transformar as verdades em vida, isto é, por meio do espírito fazer com que tudo que foi escrito se torne nossa realidade prática.