segunda-feira, 15 de julho de 2013

A NOSSA ESPERANÇA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 18: Ágape (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica: Mt 24:14, 45-47; At 8:12; 1 Ts 1:3; Ap 11:15-18; 20:6

Ler com oração: A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tt 2:11-13).

A NOSSA ESPERANÇA

A estrutura da vida cristã tem por base a fé, o amor e a esperança (1 Ts 1:3). A fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Rm 10:17). Ao crermos no evangelho, a fé é infundida em nós, e, quanto mais a praticamos, mais ela se torna nossa realidade. O amor é a expressão da vida de Deus e é desenvolvido no viver prático da igreja, numa esfera na qual apascentamos uns aos outros (Jo 21:15-17). Uma vez que vivemos na realidade da fé e na prática do amor, temos a esperança de que o Senhor Jesus voltará logo e reinaremos com Ele na manifestação de Seu reino.

Com respeito a essa esperança, em Hebreus 2:5-8 lemos: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas”. Aqui percebemos que o desejo de Deus é que os homens, Seus filhos maduros, governem o mundo que há de vir.

Antes da criação do homem e do mundo em que vivemos, Deus havia confiado Sua primeira criação e o mundo de outrora ao cuidado dos anjos (Jó 38:4-7). Dentre os que exerciam essa função, Lúcifer se destacava dos demais anjos (Ez 28:13-14). Todavia, por causa de sua capacidade, seu coração exaltou-se e encheu-se de orgulho, e, não satisfeito com a honra que havia recebido, quis exaltar seu trono e ser semelhante a Deus (Is 14:13-14). Por causa disso, foi julgado e lançado por terra. A partir de então, ele corrompeu e usurpou a criação de Deus, tornando-se o príncipe deste mundo (Jo 16:11).

Para que Satanás seja definitivamente derrotado e o reino deste mundo se torne novamente do Senhor Jesus (Ap 11:15-18), Ele nos incumbiu de pregar o evangelho do reino (Mt 24:14). Porque temos essa esperança, devemos apressar a volta do Senhor, anunciando esse evangelho do reino em toda terra habitada e testemunhando a todos os homens acerca da salvação que há no nome do Senhor Jesus e do reino de Deus (At 8:12; Rm 10:13). Por meio de nossa pregação, muitas pessoas poderão ser salvas e receber a vida de Deus. Aleluia! Além disso, para aqueles que já nasceram de novo, ou seja, foram regenerados com a vida de Deus, devemos encorajá-los a viver a vida da igreja de maneira normal, buscando o crescimento na vida divina, invocando o nome do Senhor, lendo e orando Sua palavra, para estar no espírito e negar a vida da alma. Também devemos ajudá-los a praticar as palavras do Senhor, exercitando seus dons para edificar o Corpo de Cristo e alimentar Seus conservos (Ef 4:7-12; Mt 24:45-47).
Desse modo, todos estaremos nos preparando para receber nossa herança na era vindoura: reinar com Cristo mil anos (Ap 20:6).


Ponto-chave: Viver a vida da igreja de maneira normal.

Pergunta: Qual é o desejo de Deus para Seus filhos e como podemos cooperar para que isso se cumpra o mais rápido possível?