sábado, 21 de dezembro de 2013

NÃO DESCUIDAR DAQUELES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE NÓS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SÁBADO - Mens 13

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Os servos no ministério de João (Ap 1:1-2)

Leitura bíblica: Mt 24:45-46; Jo 6:38; 5:19, 30; 21:22; Gl 5:25; 1 Tm 5:8

Ler com oração: Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos (Pv 27:23). Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé (Gl 6:10).

NÃO DESCUIDAR DAQUELES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE NÓS

Como servos de Deus, nossa disposição não é fazer nossa própria vontade. Esse foi o exemplo deixado pelo Senhor Jesus, que realizava as obras do Pai, sem fazer nada proveniente de Si mesmo. Ele sempre procurou realizar a vontade Daquele que O enviou (Jo 6:38; 5:19, 30). Ele nos mostrou o modelo que devemos seguir: não falar nossas próprias palavras, não buscar nossa própria glória nem satisfazer nossos próprios interesses. O servo de Deus não busca realizar sua obra particular, pois ele pertence ao Senhor, e toda a obra que realiza também pertence a Ele.
Diante disso, vemos a necessidade de nos esvaziar. No ministério de Espírito e vida, deixamos que o fogo do Espírito queime as impurezas de nossa alma e as velhas tradições que nos impedem de ouvir o falar atual de Deus (At 10:13-16). Esse ministério é glorioso, porque tem como objetivo suprir vida a todos os filhos de Deus. Como igreja, também somos encorajados a avançar com as demais igrejas, em toda a terra. Como servos, fazemos parte do mesmo ministério, o ministério do Espírito e vida que irá permanecer até a volta do Senhor (Jo 21:22). A obra na qual estamos envolvidos não é nossa, mas do Senhor. Essa é a atitude adequada de um servo de Deus.
Com respeito às verdades, nossa atitude é viver e andar no espírito (Gl 5:25). Quando estamos no espírito, nos tornamos aceitáveis a Deus, porque Seu Espírito está mesclado ao nosso espírito, e assim não teremos dificuldades de praticá-las. Quando estamos no espírito, somos também aperfeiçoados no serviço ao Senhor, sendo preparados para nossa entrada no reino vindouro.
Quando o Senhor voltar, prestaremos contas diante do tribunal de Cristo a respeito daqueles que Ele nos confiou para amarmos e cuidarmos (Mt 24:45-46). O Senhor requer que sejamos servos fiéis e prudentes, mas também diligentes. Por isso Ele tem nos levado não apenas a cuidar de pessoas em outros lugares, mas principalmente de nossa família. Nosso cônjuge e nossos filhos são nossa responsabilidade, por isso devemos dedicar tempo para servi-los, apascentando-os, ouvindo-os e alimentando-os com a Palavra de Deus. Precisamos alargar o nosso coração, para incluir a vida familiar em nosso aperfeiçoamento. Não somos aperfeiçoados sozinhos; precisamos da cooperação de nossa família e dos irmãos para um dia obtermos glória e honra na revelação de Jesus Cristo. A alegria que provém do Espírito não é apenas para nosso desfrute individual, mas para que levemos a vida de Deus para todos. A partir do viver familiar que agrada a Deus, somos habilitados a transmitir o evangelho do reino a outras pessoas, em todos os lugares. Esse é o aperfeiçoamento que nos torna aptos a cooperar na obra do ministério.


Ponto-chave: Cuidar bem daqueles que o Senhor nos confiou.

Pergunta: Qual deve ser nossa atitude para com nossa família?