sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CAPACITADOS PELO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 / SEXTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: Rm 8:11; 1 Co 6:17; 2 Co 3:4-6; Ef 5:18

Ler com oração: E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus (2 Co 3:4-5).

CAPACITADOS PELO ESPÍRITO

Andar no espírito hoje é muito fácil, porque Ele está em nosso espírito (Rm 8:11; 1 Co 6:17). Quando exercitamos nosso espírito, o Espírito da realidade em nós nos conduz a toda a realidade. Um modo simples e eficaz de nos voltar ao espírito é invocar o nome do Senhor. Quando o invocamos, temos contato com o Espírito da realidade que nos leva a toda a realidade de Deus. Isso nos faz pular de alegria. Em nós mesmos, não temos capacidade de fazer isso, mas Deus está nos capacitando com Seu Espírito.
Efésios 5:18 não fala de recebermos o derramamento do Espírito exteriormente, como ocorreu no dia de Pentecostes, revestindo-nos de poder e nos dando ousadia para pregar o evangelho, mas fala de encher-nos do Espírito interiormente. O derramamento do Espírito exterior nos dá poder, mas não é suficiente para nos influenciar internamente nem de nos dar vida. Graças a Deus, além do Espírito derramado no dia de Pentecostes, temos o Espírito em nós. Quando somos cheios desse Espírito em nosso interior, Ele é capaz de nos mudar internamente, de nos dar vida e toda a realidade de Deus. É disso que precisamos.
Paulo nos alerta a não nos embriagarmos com vinho. Quem o bebe perde a sobriedade e fica mais ousado e corajoso para fazer certas coisas. Nós, porém, não precisamos beber vinho físico para ficar assim; podemos beber do Espírito, não apenas um pouquinho, mas beber até ficar cheios do Espírito, e seremos capazes de servir ao Senhor e pregar o evangelho com ousadia e poder.
Se queremos ser ministros da nova aliança, temos de saber que, de nós mesmos, nada temos; tudo vem de Deus (2 Co 3:4-6). Toda realidade vem de Deus. O que vem de nós mesmos não é realidade; tudo precisa vir de Deus. Não podemos ler a Palavra simplesmente em forma de letra; antes, devemos tomá-la no espírito, porque somos ministros do Espírito, não da letra. Não devemos dispensar letra um ao outro nem discutir e analisá-las para demonstrar quem é o melhor mestre da letra entre nós, criando com isso competições e rivalidades. Devemos suprir vida e Espírito uns aos outros.
Na vida da igreja, precisamos ajudar-nos mutuamente a viver sempre no espírito. A única maneira de ajudar a resolver os problemas da vida conjugal, dos irmãos, entre pais e filhos, entre servos e patrões, e ainda problemas pessoais de fraqueza espiritual é suprir vida e Espírito e levar os santos a viver e andar no espírito. Isso é o que revoluciona nossa vida!


Ponto-chave: Ministros do Espírito.

Pergunta: Que diferença há entre ser enchido do Espírito interiormente e revestido exteriormente?