segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ter uma palavra sempre agradável


Ter uma palavra sempre agradável

Escrito por Dong Yu Lan
Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4:5)

Mt 5:3,13; Cl 4:6

Os ensinamentos que o Senhor Jesus ministrou no monte, registrados nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus, não estavam direcionados ao povo em geral, mas aos discípulos – aqueles que estão sendo preparados para reinar com o Senhor no mundo que há de vir. Para isso precisamos cumprir os requisitos mostrados nessa porção da Palavra, não os tomando como meros ensinamentos doutrinários, e sim como um padrão de experiências que buscamos diante do Senhor. Em Mateus 5:3, por exemplo, é dito que são bem-aventurados os humildes de espírito. Isso se refere a negarmos a vida da alma, esvaziando-nos de todo orgulho. Se praticarmos isso, o reino dos céus será nosso.

Após falar das bem-aventuranças, o Senhor declara que Seus discípulos são o sal da terra (v. 13). Em um primeiro momento, pensávamos que o sal tinha apenas a função de evitar a corrupção do mundo; não entendíamos que o sal tivesse alguma relação com a vida divina, pois, nos tempos antigos, o ato de salgar alguma coisa tinha como finalidade eliminar germes ou, no caso dos alimentos, conservá-los. Mas, além disso, o sal tem outra importante finalidade; na verdade, seu objetivo principal é temperar alimentos para que sejam agradáveis ao paladar. Se for adicionado sal em excesso a determinado alimento, além de fazer mal à saúde, o sabor pode não ser tolerado pelas pessoas. Se, pelo contrário, houver falta de sal, possivelmente o alimento ficará sem sabor, e as pessoas não se sentirão motivadas para consumi-lo. Por isso o sal deve ser aplicado na medida correta e precisa, de acordo com a necessidade.

Assim deve ser a nossa atitude em relação a esse mundo. Como discípulos do Senhor, nossas palavras não devem ser excessivamente “salgadas”, ríspidas, agressivas, pois nesse caso as pessoas se afastarão de nós. Por outro lado, se o nosso falar não tiver o efeito de tempero para realçar o “sabor” em nosso contato com as pessoas no mundo, estaremos deixando de cumprir nossa função de levar a vida de Deus a outros e fazer diferença onde estamos. Ao aplicarmos o “sal” na medida certa, nossas palavras serão agradáveis às pessoas com quem convivemos, a ponto de despertar o “apetite” espiritual delas para conhecer mais o Senhor e fazer a Sua vontade (Cl 4:6).

Se formos vencedores, um dia o Senhor nos confiará o governo do mundo que há de vir. Quando desempenhamos nossa função como sal da terra, estamos nos preparando para isso. Por isso, hoje estamos crescendo na vida de Deus e sendo treinados para nos tornar pessoas corretas diante do Senhor a fim de sermos agradáveis diante dos homens.

   *Nossa palavra deve despertar o "apetite"