quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O MINISTÉRIO DA LETRA E O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: O ministério da nova aliança [2] – (2 Co 3:12–4:6)

Leitura bíblica:  Rm 2:28-29; 7:6, 9-11; Gl 3:21

Ler com oração:  [Deus] nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63).

O MINISTÉRIO DA LETRA E O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Hoje, veremos os resultados dos dois ministérios: o da letra, mata; o do Espírito, dá vida (2 Co 3:6b).
Podemos discernir se estamos recebendo ou ministrando a Palavra na letra ou no Espírito por meio de seus resultados. Quando recebemos a Palavra e nos sentimos inertes, é porque nada foi acrescentado ao nosso espírito, uma vez que a absorvemos meramente como um conhecimento intelectual a mais. Ao contrário disso, quando nossa atitude para com a verdade é de ouvi-la com espírito, recebendo-a com um “coração de carne”, nos enchemos da vida divina que está contida na Palavra. Em nosso interior há regozijo, pois recebemos Espírito e vida.
A fim de explicar melhor a questão de que a letra mata e o Espírito dá vida, leiamos alguns versículos: “É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei” (Gl 3:21). Nesse versículo vemos que não é a letra no papel que dá a vida, mas é o Espírito que chega até nós por meio da Palavra de Deus, ou seja, é o Espírito que soprou aquela letra. Assim, quando minha atitude é de usar meu espírito para ler e receber aquela palavra, eu ganho vida.
Romanos 7:9-11 mostra que o mandamento, que é a Palavra de Deus, deveria nos dar vida, mas acabou resultando em morte, porque recebemos a Palavra, meramente como letra, como conhecimento. Nós simplesmente achamos que conseguimos fazer algo, e, quando tentamos cumprir o mandamento na letra, sem o espírito, o resultado que obtemos é morte, desencorajamento, desânimo. Por fim, desistimos de prosseguir e morremos.
Enquanto na antiga aliança tentamos fazer as coisas exteriormente, segundo a letra, para agradar homens, nossa atitude na nova aliança diz respeito ao nosso interior, “a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus” (Rm 2:29). Na nova aliança não realizamos a obra de Deus apenas para outros verem, mas porque somos movidos pelo Espírito em nosso coração.
O que adianta para Deus realizarmos Sua obra apenas exteriormente, sem haver mudança em nosso coração? O Senhor tem nos dado poderosíssimas ferramentas para pregarmos o evangelho do reino. Hoje o Senhor não está preocupado com nossas atividades exteriores, mas com o nosso coração. A essência do que fazemos não são as ferramentas, mas o que Ele é: “Deus é amor”. Ele ama as pessoas e quer ganhá-las. Se, ao servirmos o Senhor, nosso coração estiver frio, apenas cheio de conhecimento, devemos nos colocar de joelhos e orar: “Senhor, muda meu interior!”.
Além disso, nós que estamos em Cristo Jesus já fomos libertados da lei, da caducidade da letra, de modo que servimos em novidade de espírito, tudo é novo! (Rm 7:6). Tudo depende da atitude que tomamos: se permanecermos na letra, o resultado é velhice e morte; mas, se praticarmos Suas Palavras no espírito, desfrutaremos novidade de vida.
Portanto, em nossa casa, no trabalho, nas reuniões, tudo o que fizermos deve ser a partir do nosso espírito. Dessa maneira estaremos no ministério da nova aliança e conseguiremos levar outros para onde estamos. Amém!