domingo, 25 de agosto de 2013

UMA ADVERTÊNCIA ÀQUELES QUE DESEJAM REINAR COM O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 8 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 24: O aperfeiçoamento dos santos para a edificação (Ef 4:11-12; 3 Jo 12)

Leitura bíblica: 1 Co 10:11; 15:50; 1 Pe 5:6

Ler com oração: Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? (Sl 8:4). Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:7).

UMA ADVERTÊNCIA ÀQUELES QUE DESEJAM REINAR COM O SENHOR

Louvamos ao Senhor por estar concluindo mais uma série do Alimento Diário, na qual recebemos muita luz acerca da edificação do Corpo de Cristo. Vimos que o desejo do Senhor é que participemos desta edificação de maneira ativa, cooperando com Ele em Seu plano, por meio de todas as ferramentas que Ele nos tem dado para a consumação de Seu propósito. Deus conta com cada um de nós e deseja que nos preparemos hoje, vivendo intensamente a vida da igreja, para que estejamos aptos para, ao final desta era, governar o mundo que há de vir com Ele.
Em Hebreus 2:5 lemos: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando”. Esse contexto relaciona-se com o fato de Deus não ter confiado o mundo que há de vir aos anjos, mas ao homem. Em séries anteriores do Alimento Diário, vimos que o governo de Sua criação no mundo de outrora fora confiado ao Seu principal arcanjo, Lúcifer, o filho da alva.
Contudo Isaías 14 nos mostra que esse arcanjo encheu seu coração de orgulho a ponto de querer se igualar ao Altíssimo (vs. 13-14). Semelhantemente, em Ezequiel 28 vemos que, pelo fato de Deus o haver equipado com muitos dons e formosura, Lúcifer se orgulhou de sua capacidade, enchendo seu coração de iniquidade e violência (vs. 15-16). Ele deixou de reconhecer que o Senhor era a fonte de tudo o que possuía, por isso foi julgado por Deus e se tornou Seu adversário, Satanás.
Fomos contaminados com a natureza caída de Satanás por causa do pecado. Esse foi o resultado da queda do homem, ao se deixar enganar pela serpente. Assim, quando alguém vive de acordo com essa natureza caída, torna-se independente de Deus e manifesta também ambição e orgulho, o mesmo que havia em Lúcifer. Por isso precisamos constantemente nos esvaziar e voltar nossa mente ao Espírito, pedindo ao Senhor que nos purifique de tudo que não provém Dele.
Quando foi julgado por Deus e lançado por terra, Lúcifer seduziu a terça parte dos anjos e corrompeu a primeira criação de Deus. Esses anjos e seres viventes vieram a se tornar respectivamente os principados e potestades do ar, os espíritos malignos, e os demônios (Ef 6:12). Assim, desde sua queda, Satanás tem exercido o controle sobre os reinos deste mundo (1 Jo 5:19), por meio dessas forças espirituais do mal. Todas as autoridades do mundo em que vivemos também estão debaixo de seu governo, por isso o Senhor o chamou de “o príncipe deste mundo” (Jo 16:11). Esse é o motivo de toda a degradação e morte que vemos em todo lugar.
Nesse sentido, a palavra nos revela que o Senhor não entregará o mundo que há de vir novamente ao governo dos anjos, mas ao homem. O plano de Deus é nos preparar, regenerando e transformando-nos, para exercer Sua autoridade por meio de nós e reinarmos segundo a vida divina que Dele recebemos. Amém!


Ponto-chave: Esvaziar-se do orgulho e ambição.
Pergunta: Por que razão o Senhor não entregará o governo do mundo vindouro aos anjos?