domingo, 19 de janeiro de 2014

A ATITUDE CORRETA PARA COM A LEITURA DA BÍBLIA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: O ministério da nova aliança [2] – (2 Co 3:12–4:6)

Leitura bíblica: Mt 7:24-27; At 8:26-39; 2 Tm 3:16-17; 2 Pe 1:20-21

Ler com oração:  Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1 Co 14:15).

A ATITUDE CORRETA PARA COM A LEITURA DA BÍBLIA

Nesta semana, daremos continuidade ao encargo iniciado na semana passada sobre “O ministério da nova aliança”. Os ministros da nova aliança precisam ser pessoas cheias do Espírito e da vida divina (2 Co 3:7). Além disso, devem conhecer as verdades para praticá-las e experimentá-las, tendo como resultado espontâneo a transformação em seu viver.
O tema desta série do Alimento Diário – Nossa atitude para com as verdades – não se trata de um assunto doutrinário. A Bíblia é a Palavra de Deus, soprada por Ele aos Seus servos (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21). O que nos falta, porém, é uma atitude correta para com as verdades bíblicas. Vemos inúmeras interpretações, divisões, doutrinas, discussões acaloradas e barreiras entre o povo de Deus, porque muitos têm tomado as verdades apenas como doutrinas, como argumentação teológica. A ênfase do Senhor, entretanto, é que pratiquemos Sua Palavra (Mt 7:24-27).
Uma das atitudes que devemos tomar para evitar os conflitos de interpretação é usar corretamente nossa mente para compreender as Escrituras. O apóstolo Paulo, disse aos coríntios: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (1 Co 14:15); ele também disse que a mente posta no espírito é vida e paz (Rm 8:6b). Esses versículos mostram a importância de se usar a mente, porém submetida ao espírito, pois quando assim o fazemos, conseguimos interpretar corretamente a Palavra de Deus. Desse modo, somos supridos de vida e, quando falamos o que lemos, suprimos de vida as pessoas.
Quando usamos a mente, sujeita ao espírito, temos uma compreensão adequada da Palavra de Deus. Precisamos ler com atenção e desenvolver a capacidade de interpretar o que lemos, senão corremos o risco de entendê-la e recebê-la equivocadamente.
As faculdades mentais são imprescindíveis para termos uma correta compreensão e interpretação da Bíblia. A mente foi criada por Deus com capacidade para compreender as coisas. Um exemplo disso é o mercado financeiro onde há muitos especialistas que conseguem ler e compreender diagramas e gráficos, a fim de investir corretamente o dinheiro das empresas. Nós, por outro lado, precisamos do Espírito que está no nosso espírito, para ler, compreender e interpretar a Palavra, a fim de tomarmos a direção correta de Deus para nós.
Outra atitude que devemos tomar ao ler a Bíblia é interpretá-la com a própria Bíblia. Não devemos interpretá-la com nossos conceitos teológicos, ou mesmo nossa cultura e antecedentes; antes precisamos conhecer a Bíblia de maneira que a interpretemos, usando os fatos nela contidos. Um exemplo prático de alguém que sabia interpretar as Escrituras é Felipe. Em obediência ao Espírito, ele correu acompanhando uma carruagem onde estava um eunuco etíope que lia uma passagem do profeta Isaías (At 8:27-30). Como o eunuco afirmou que não compreendia o que lia (vs. 31, 34), Felipe passou a explicar-lhe (v. 35; cf. Is 53:7-8) e, de uma maneira muito simples, lhe falou sobre Jesus e o batismo. O resultado dessa explicação foi que o eunuco creu no Senhor e foi batizado (At 8:37-38).
A correta leitura, compreensão e interpretação das Escrituras, portanto, faz com que muitos “eunucos” sejam ajudados a compreender o propósito de Deus e levados a praticá-lo. Amém!

A NOSSA ATITUDE PARA COM O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica: Lc 19:11-19; Jo 15:1-4; Hb 12:25; Ap 2:26-27; 12:5

Ler com oração: Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados (Hb 9:15).

A NOSSA ATITUDE PARA COM O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

Durante essa semana vimos que Deus nos habilitou para sermos ministros da nova aliança. Apesar de sermos tão imperfeitos Ele deseja que hoje sejamos Seus ministros, para que na manifestação de Seu reino governemos as nações juntamente com Ele (Lc 19:11-19; Ap 2:26-27; 12:5).
Precisamente por isso é tão importante que neguemos nossa vida da alma, exercitando nosso espírito, para que a vida de Deus tenha liberdade em nos transformar. Há vários anos o Senhor tem repetido essas palavras para nós, pois nossa reação a essa verdade ainda é muito pequena. Não recusemos ou resistamos a esse falar, pois o próprio Senhor é quem nos adverte dos céus (Hb 12:25).
Para que alcancemos essa realidade, o Senhor nos revelou maneiras práticas de nos mantermos no Espírito, como invocar o Seu nome e guardar Sua Palavra. Além dessas coisas, devemos estar envolvidos pela comunhão do Corpo de Cristo, vivendo a vida da igreja. Todas essas coisas foram doadas para nós pelo Espírito. Não podemos permanecer vivendo na esfera do conhecimento segundo o ministério da letra, onde buscamos ser autossuficientes, independentes de Deus e isolados dos demais irmãos. Se estivermos no ministério do Espírito, no ministério da nova aliança, cada vez mais sentiremos necessidade de orar e estar em comunhão uns com os outros.
Enquanto o ministério da letra nos faz estéreis, o ministério do Espírito nos faz dar abundantes frutos de vida (Jo 15:1-4). O Senhor tem colocado essa escolha diante de nós e pacientemente tem nos aguardado. Precisamos mudar nossa atitude para com as coisas de Deus, intensificando nossa consagração mediante a oração e o contato diário com a Palavra, além de manter constante comunhão com os irmãos. Igualmente devemos dedicar tempo na leitura de livros espirituais, que nos auxiliam em nossa experiência prática. Procedendo assim estaremos constituídos com a Pessoa do Senhor. Então Seu amor irá crescer em nós, tornando-nos aptos para ministrá-Lo aos outros.
Deus deseja que sejamos ministros da nova aliança, Sua carta viva aos homens. Nesse ministério somos habilitados por Deus para dispensar Espírito e vida para as pessoas. Se praticarmos essas palavras muitas cartas vivas serão produzidas, muitos ministros surgirão e juntos iremos reinar com Cristo na era vindoura. Que a vida de Deus se expanda por toda a terra, enchendo-a da permanente e sobre-excelente glória do Espírito.