quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A MANEIRA PRÁTICA DE LEVAR AS PESSOAS A SEREM FELIZES E ABENÇOADAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  Jo 1:1, 11-14; Rm 10:6-15

Ler com oração:  Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 Jo 3:18).

A MANEIRA PRÁTICA DE LEVAR AS PESSOAS A SEREM FELIZES E ABENÇOADAS

O apóstolo João detectou que nosso amor pode ser somente de palavras e de língua, mas não de fato e de verdade (1 Jo 3:18). Esse é o grande problema que há em nós; mas chegou a hora de mudar. O Espírito tem enfatizado esses pontos porque sabe que essa é nossa carência, nosso problema.
Deus se move, age, por meio do Seu falar. Todavia qual é nossa atitude para com a Palavra de Deus? Apenas estudá-la ou aplicá-la em nosso dia a dia a fim de viver Cristo e trazer Seu reino? Deus está nos preparando para governar o mundo que há de vir e, por causa disso, temos de encarar Sua obra em nós de maneira séria.
João 1:1, 14 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. O termo “Verbo” nesses versículos é o mesmo que “Palavra”. Isso quer dizer que a Palavra veio até nós. Essa Palavra não fica parada, mas se move, pois tem um desejo intenso, que é alcançar cada homem. Esse é um princípio estabelecido no Evangelho de João.
A Palavra de Deus não mudou e ainda hoje quer alcançar todos os homens. Naquele tempo a Palavra veio pessoalmente, na pessoa de Jesus; hoje ela os alcança por meio de nós, os membros de Seu Corpo.
Como a Cabeça do Corpo, Cristo deseja usar cada membro para alcançar os homens com Sua palavra. Por isso temos falado repetidas vezes que precisamos sair e contatar pessoas, pois fazê-lo, é cumprir o desejo que está no coração de Deus. Devemos sempre perguntar-Lhe: “Senhor, quem Tu queres que eu alcance?”. Esperamos ouvir do Senhor quando O encontrarmos: “Eu quis alcançar aquela pessoa e consegui, porque você se dispôs”.
Em Apocalipse 1:3 lemos: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. Bem-aventurado quer dizer feliz e abençoado. Para que sejam felizes e abençoadas, as pessoas precisam ouvir e ler. Mas como ouvirão e lerão se não há quem fale e lhes leve o livro? Para ouvir, há a necessidade de que alguém lhes fale. Para ler, é necessário que o livro lhes chegue às mãos.
Esse versículo que lemos acima indica que podemos tornar alguém feliz e abençoado. Em vez de ficar sentado em casa, condenando as pessoas, dizendo: “Esse mundo não é fácil! Os homens não conhecem a verdade! Qual será o destino desse mundo?”, precisamos ouvir a voz do Senhor, dizendo: “Que você está fazendo aí sentado? Você está vendo aquela pessoa chorando? Você pode torná-la feliz; fale com ela, leve um livro para ela”. Assim, não somente você será uma pessoa feliz e abençoada, por praticar a Palavra, como tornará outras pessoas bem-aventuradas.


Ponto-chave:  Felizes e abençoados.

Pergunta:  Como as pessoas podem se tornar bem-aventuradas?

NOSSA SAÚDE ESPIRITUAL VEM PELA PRÁTICA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  2 Co 3:9; 1 Pe 1:22

Ler com oração:  Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente (1 Pe 1:22).

NOSSA SAÚDE ESPIRITUAL VEM PELA PRÁTICA DA PALAVRA

Nesta série do Alimento Diário estamos vendo sobre nossa atitude para com as verdades, pois nossa preocupação é com a saúde espiritual dos filhos de Deus. Para ter a atitude adequada para com as verdades e tomá-las pelo Espírito, é de vital importância que usemos o nosso espírito, visto que não devemos absorver as verdades espirituais apenas com a mente. Quando ouvimos a Palavra, temos duas “bocas” abertas: uma é da mente, a outra é do espírito. Se a “boca” da mente for maior, tudo o que ouvimos vai para a mente, mas, se a maior for do espírito, tudo irá para o espírito e, como resultado, desejaremos experimentar, viver e praticar o que ouvimos.
Toda vez que Deus fala, Ele quer algo: transformar-nos. Em 1 Pedro 1:22 lemos: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”. Pedro fala de purificar a alma pela obediência à verdade, portanto, quando recebemos a Palavra por meio do Espírito, ela penetra em nós, e, como consequência, somos mudados interiormente. É por isso que Pedro diz: “Tendo purificado a vossa alma pela obediência a verdade”. Praticar a verdade purifica a alma. Quando a Palavra de Deus entra em nós, é porque a recebemos no espírito; então Deus nos habilita a praticá-la.
Todavia sabemos que isso não é tão fácil. Ao querer praticar a Palavra, encontramos um grave problema, um grande empecilho: a vida da alma. Quando percebemos que ela está ativa, devemos negá-la, isto é, rejeitá-la, não satisfazer seus desejos.
Como saber se estamos saudáveis espiritualmente? Quando nos propomos a praticar o que o Senhor nos fala. A prática expõe nossa carência. Por exemplo, quando alguém nos pergunta como está nossa condição física, se dizemos que está ótima, ele poderá pedir-nos para correr três quilômetros. Se, ao correr, formos vencidos pelo cansaço, veremos que nossa condição física está ruim.
Talvez, por falta de nos dispor para praticar a Palavra e servir ao Senhor com os irmãos, não saibamos qual é nossa verdadeira condição espiritual e, com isso, enganamos a nós mesmos. Mas, se começarmos a servir e exercer nossa função, iremos descobrir todos os problemas que temos com relação à nossa alma caída. Uma vez exposta nossa verdadeira condição, podemos voltar-nos ao Senhor, negar a nós mesmos e tomar a cruz. Desse modo, um pouco mais de nossa vida da alma é eliminada.
Quando obedecemos e praticamos as verdades, nossa alma é purificada, e surge em nós um amor fraternal não fingido (1 Pe 1:22). Ao falar sobre isso, Pedro mostra que nosso amor pode ser fingido. Normalmente, quando não conhecemos muito bem certo irmão e apenas o vemos nas reuniões, ele parece ser maravilhoso, e nós o amamos. Mas esse amor dura até que tenhamos de fazer algo juntos. No momento em que começamos a servir juntos, percebemos que ele tem uma opinião diferente e acabamos tendo desavenças. Antes de servir juntos, dizíamos a esse irmão: “Irmão, eu te amo”. Porém, depois de três minutos servindo juntos, não o amamos mais. Isso prova que nosso amor é fingido. Por isso Pedro conclui o versículo 22 falando: “Amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”.


Ponto-chave:  A prática da Palavra expõe nossa verdadeira condição espiritual.

Pergunta:  Como saber se estamos saudáveis espiritualmente? Exemplifique com suas próprias experiências.