terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PREPARADO COM A REVELAÇÃO DA ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica: 1 Tm 2:4; 2 Tm 2:2

Ler com oração: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco (Gl 1:15-17).

PREPARADO COM A REVELAÇÃO DA ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS

Foi necessário que Paulo fosse arrebatado ao terceiro céu para ouvir a revelação do Espírito, porque o Senhor queria designá-lo apóstolo para os gentios. Por isso Deus o conduziu às regiões da Arábia, onde provavelmente foi arrebatado ao terceiro céu. Essa experiência foi de tal modo extraordinária, que ele não soube dizer se ela ocorreu no corpo ou fora do corpo. O fato é que o Senhor queria prepará-lo, concedendo-lhe uma nova revelação e libertando-o daquilo que tinha aprendido sobre as tradições do Antigo Testamento. Ele foi preparado ouvindo palavras inefáveis, vindas diretamente do Espírito.
Não sabemos por quanto tempo Paulo permaneceu no deserto da Arábia, recebendo revelações, mas, diante de experiências de arrebatamento semelhantes, podemos inferir que não foram poucos dias. A Bíblia registra que outro servo de Deus passou por algo parecido: Moisés, que permaneceu quarenta dias no monte Sinai, recebendo de Deus as tábuas da lei. Ali, Deus firmou a antiga aliança com o Seu povo, falando face a face com ele.
No Novo Testamento, Deus falou com Paulo, revelando-lhe Sua economia neotestamentária. Esse processo de preparação era importante para que Paulo fosse designado apóstolo dos gentios, sem a influência de seu passado como judeu e fariseu. Essas revelações vieram a ser o conteúdo de suas epístolas.
Paulo não apenas recebeu verdades, mas as transmitiu. Segundo a revelação que obteve, suas epístolas compõem mais da metade do Novo Testamento. Segundo ele, o desejo de Deus é que todos homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2:4). Além de conhecer as verdades, Paulo disse ao seu jovem cooperador, Timóteo, que essas verdades deveriam ser transmitidas a homens fiéis e idôneos para instruir a outros (2 Tm 2:2). Logo, a ênfase de Paulo era que todos os salvos deveriam conhecer as verdades reveladas pelo Espírito e transmiti-las a pessoas fiéis, capazes de retransmitir essa revelação a outros.

ILUMINADO POR DEUS E EQUIPADO COM AS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica: 2 Co 12:1-4; Ef 3:1-5; Cl 1:25

Ler com oração: Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1:11-12).

ILUMINADO POR DEUS E EQUIPADO COM AS VERDADES

As verdades bíblicas no Novo Testamento seguem duas linhas principais: uma é a dos doze apóstolos, representada principalmente por Pedro e João em sua maturidade; e outra é a de Paulo que, dentre os vinte e sete livros que compõem o Novo Testamento, escreveu catorze epístolas. Paulo foi equipado pelo Senhor Jesus para ser um apóstolo enviado aos gentios. Embora ele próprio não tivesse sido um dos doze discípulos do Senhor, obteve revelações diretamente do Espírito e foi utilizado por Deus para registrá-las em suas epístolas (Ef 3:1-5; Cl 1:25).
Em 2 Coríntios 12, Paulo registra a ocasião em que recebeu a revelação diretamente do Espírito: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis ao qual não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei: não, porém de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas” (vs. 1-4). Esse episódio possivelmente ocorreu no início de seu ministério, após o tempo em que ele permaneceu em Damasco.
Sabemos que a conversão de Paulo se deu no caminho de Damasco, quando uma luz do céu brilhou ao seu redor e ele ouviu a voz do Senhor. Pouco tempo depois, um discípulo de Damasco, chamado Ananias, o visitou e lhe disse: “O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (At 22:14-16). Paulo havia sido separado para o evangelho de Deus, porém ainda precisava ser equipado com as revelações para ser útil ao Senhor segundo Sua economia neotestamentária.
Graças a Deus pela luz que recebemos ao nos convertermos ao Senhor Jesus. Contudo, assim como Paulo, ainda precisamos ser equipados com as verdades do Novo Testamento e praticá-las para que possamos ser vasos úteis nas mãos do Senhor.

O ESPÍRITO NOS FARÁ LEMBRAR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 20: O ministério de Espírito e vida [2] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica: Jo 14:12, 16-17, 26; 16:13-14

Ler com oração: Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14:26).

O ESPÍRITO NOS FARÁ LEMBRAR

Hoje o Senhor tem muitas coisas a fazer na terra, mas muitas vezes não pode contar conosco, pois não dedicamos tempo suficiente para estar em Sua presença. Por isso Ele permite situações em nossa vida para nos voltarmos à Sua presença, onde podemos receber o encargo diretamente Dele. Hebreus 6:19 nos diz que devemos lançar a âncora da nossa alma para além do véu, no Santo dos Santos, que é o nosso espírito. Além disso, precisamos de um bom depósito da Palavra, que obtemos pela leitura da Bíblia complementada pelos livros espirituais que nos trazem a presente verdade.
João 16:13 diz: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. Aqui vemos que o Espírito da realidade nos guiará a toda realidade e não falará nada por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido. O que o Espírito recebeu veio do Senhor que, por sua vez, recebeu do Pai. Da mesma forma, o que falamos hoje, nós recebemos de outros irmãos que estiveram à nossa frente, e hoje temos a função não apenas de transmitir o que ouvimos, mas, principalmente, de levar outros a praticar essas palavras.
No livro de Apocalipse, o apóstolo João retrata quatro grandes visões (capítulos 1, 4, 17 e 21), que recebeu quando estava no espírito. Isso mostra que, se estamos no espírito, o Senhor fala conosco e nos mostra Sua vontade. Quando João esteve em Éfeso, não inventou um novo ministério para si, mas utilizou os escritos de Paulo e ajudou os irmãos ali a também exercitarem o espírito.
Quando o Senhor fala conosco pelo Espírito, Ele o faz baseado em Sua Palavra. Se dedicarmos um tempo diário ao contato com a Bíblia e os livros espirituais, podemos até nos esquecer do que lemos depois de um tempo, mas aquilo ficará depositado em nós, e o Espírito nos fará lembrar oportunamente, conforme haja necessidade (Jo 14:26). Ao ler a Palavra de Deus, devemos transformar os versículos em nossa oração, de forma que essa prática se torne um hábito saudável em nossa vida cristã. O mais importante não é memorizar as palavras, mas, sim, ouvir o Senhor falando conosco. Se um dia Ele precisar, nos fará lembrar de tudo o que lemos e ouvimos, pois estará armazenado em nosso espírito.
Todos nós podemos ser ministros da nova aliança. Da mesma forma que os jovens se preparam para assumirem cargos importantes quando deixarem a faculdade, hoje estamos sendo aperfeiçoados visando o reino. O desejo de Deus é nos preparar para reinar com Cristo no mundo que há de vir. Temos cantado um hino que diz que “o Senhor insiste em me fazer reinar”. Aleluia! Esse é o amor de Deus que nos quer aperfeiçoar.
Em João 14:12, o Senhor disse que faríamos obras ainda maiores das que Ele fez. Depois de morrer, ressuscitar e ascender aos céus, Ele se tornou o Espírito que dá vida e que está dentro de nós (vs. 18-20). O próprio Deus, que é a Palavra viva, está em nosso espírito! Isso nos capacita a ser Seus ministros e cumprir adequadamente a comissão de Deus para nós.