sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CHAMADOS PARA FORA DO MUNDO PARA SEGUIR O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SÁBADO

 Feliz e abençoado Sábado a todos Amigos e Irmãos. 
 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica: Mt 16:18-19, 24-25; Gl 5:16; Ef 5:14-15; Cl 3:5a

Ler com oração: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lc 9:23). Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará (Jo 12:26).

CHAMADOS PARA FORA DO MUNDO PARA SEGUIR O SENHOR

O Evangelho de Mateus registra a igreja sendo revelada pelo Senhor Jesus (16:18-19). Porém talvez muitos ainda não tenham compreendido o sentido completo dessa revelação. A igreja revelada nesse capítulo não é um local de reuniões, um templo ou um local fixo. Em verdade, o que o Senhor revela é a vida da igreja. A palavra usada por Mateus para “igreja”, no original grego, é ekklesía. Essa palavra não possui um sentido estático, de algo parado. Sua definição está associada com algo em movimento e dinâmico. Ekklesía é formada por dois radicais: ek, que quer dizer para fora, e klesía, do verbo kaleo, que significa chamar.
A sociedade grega constantemente entrava em conflito com outros povos. Quando alguma cidade grega estava sob ameaça estrangeira, os gregos costumavam emitir um alerta para convocar todos os moradores para o centro da cidade a fim de receberem orientações. Assim, todos eram chamados para fora de suas casas, e formava-se a ekklesía. Portanto o sentido dessa palavra é o ajuntamento daqueles que foram chamados para fora.
Semelhantemente, a igreja é composta por aqueles que foram chamados para fora da tradição, da velha vida e do mundo. A igreja é o viver dessas pessoas que rejeitam o mundo e suas paixões por amor ao Senhor. Por essa razão, depois de revelar a igreja, o Senhor prosseguiu ensinando o modo de praticarmos essa palavra, de vivermos a realidade da igreja, que é seguir o Senhor. Para isso, necessitamos negar a nós mesmos e tomar a cruz (Mt 16:24-25).
Sempre que nosso ego se manifestar, precisamos nos voltar ao espírito. Assim podemos lançar as impurezas de nossa alma no Seu fogo santificador, ou seja, tomamos a cruz a fim de eliminar o ego. O viver da igreja é a esfera onde fazemos morrer a vida da alma, para que a vida de Deus cresça em nós (Cl 3:5a). Mas isso não é tão simples na experiência!
Seis dias depois que Pedro recebeu uma exortação acerca da necessidade de negar a si mesmo, Jesus subiu a um alto monte e foi transfigurado diante dele, de Tiago e João. Nesse momento lhes apareceram Moisés e Elias, falando com o Senhor. “Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mt 17:4-5). Aqui vemos mais uma vez a opinião de Pedro e como ele era precipitado. Embora Moisés e Elias fossem muito valorizados pela cultura judaica, Pedro não devia ter colocado Jesus na mesma posição deles. Além disso, ainda que sua intenção fosse boa, ele foi interrompido pelo Pai que disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (v. 5b).

Ponto-chave: A igreja é a esfera onde fazemos morrer a vida da alma.

Pergunta: Qual é o sentido prático da igreja revelado em Mateus 16?

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica: 1 Pe 1:6-9

Ler com oração: Todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

Em 1 Pedro 1:5 lemos: “Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. Isso se refere à plena salvação de Deus. Nosso espírito foi salvo e regenerado mediante a obra redentora de Cristo. Nosso corpo mortal será salvo e transfigurado no dia em que o Senhor retornar (1 Co 15:52; Fp 3:20-21). Hoje, entretanto, somos responsáveis pela salvação de nossa alma.
A salvação da alma depende de cada um de nós (Mt 16:25-26). Para que isso ocorra, é necessário que neguemos a nós mesmos para que sejamos transformados por meio do Espírito e da vida que está em nós. O problema é que na alma está o ego, que quer ser independente de Deus e deseja buscar seus próprios interesses. Por essa razão a experiência de Pedro é tão significativa para nós, pois ele aprendeu a lidar com sua vida da alma e por fim foi transformado.
Em Mateus 16:24-25 lemos: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”. Esse é o caminho para salvarmos nossa alma.
Pedro, então, nos diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1 Pe 1:6-9). Logo, a salvação da alma ocorre na medida em que o valor de nossa fé cresce por meio de várias provações.
Pedro compara esse processo ao método de purificação do ouro pelo fogo (v. 7). Esse fogo é o fogo santificador do Espírito, descrito em Mateus 3:11. Uma vez que nos voltemos ao espírito, nossa alma pode ser purificada pelo fogo do Espírito que está nele. Assim como o ouro fica mais puro quando submetido a maiores temperaturas, nossa alma é purificada quando a submetemos ao fogo santificador do Espírito. Por meio dessa ilustração podemos entender qual é a melhor maneira de remover as impurezas da alma. Quanto menos impureza, maior o valor da nossa fé, e esse valor é mais precioso que o ouro. Desse modo, quando o Senhor retornar, receberemos louvor, glória e honra.


Ponto-chave: Exultar nas provações.

Pergunta: De que modo nossa alma pode ser purificada de suas impurezas?