quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NEGAR-SE A SI MESMO PARA REINAR COM O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 22: Dia a dia tomar a cruz e seguir o Senhor (Lc 9:23)

Leitura bíblica:  Is 14:12; Rm 5:14; Gl 2:20; Hb 2:5-8; 1 Jo 5:19; Ap 12:4


Ler com oração:  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lc 9:23).

NEGAR-SE A SI MESMO PARA REINAR COM O SENHOR

Hebreus 2:5-8 diz que o mundo que há de vir não será entregue a anjos para ser governado, mas será entregue ao governo do homem, os filhos de Deus maduros.
Sabemos que o governo dos anjos, no passado, fracassou. No mundo de outrora, o governo deste lindo e belo universo criado por Deus foi entregue a um arcanjo, de nome Lúcifer, filho da alva (Is 14:12). Sucedeu que Lúcifer governou o seu reino com a sua alma, vindo a fracassar. Como consequência, ele rebelou-se contra Deus e foi lançado por terra, levando consigo um terço dos anjos (Ap 12:4).
Lúcifer, então, tornou-se Satanás, que significa adversário. De fato, ele é o adversário de Deus. Sua expressão pode ser provada no mundo atual, onde existem vários problemas entre as nações. É este adversário de Deus que incita à discórdia entre nações, uma vez que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5:19).
Mas graças a Deus por Jesus Cristo, o Senhor! É Ele que, juntamente com os seres humanos regenerados e transformados, governará o mundo que há de vir! O mundo presente tem um príncipe, que é Satanás. Todavia o mundo que há de vir já tem um regente: Cristo e Seus crentes amadurecidos! Fomos criados para reinar!
Diante desse cenário, qual é a relação entre vida da igreja com o mundo que há de vir? A vida da igreja é um ambiente onde estamos sendo aperfeiçoados a viver no espírito e negar a nós mesmos a fim de amadurecermos, reunindo as condições de reinar com Cristo no mundo que há de vir.
Negar a vida da alma hoje é para que não tenhamos os mesmos problemas que os anjos tiveram e que os levaram a fracassar. Assim como a vida da alma, expressa pelo orgulho de Lúcifer levou seu governo a sucumbir, nós também corremos o mesmo risco. Nossa natureza também foi afetada pelo pecado que entrou no mundo por meio da desobediência de Adão, fazendo com que a vida da alma fosse desenvolvida (Rm 5:14). A alma, por sua vez, recebeu vida própria e independente de Deus. Negar essa vida da alma é o equivalente a abrir mão de viver por si mesmo para viver por Deus (Gl 2:20). Esse exercício contínuo de negar-nos a nós mesmos nos faz receber mais da vida de Deus, que nos capacita a amadurecer e atingir a estatura ideal de crescimento espiritual para governar, juntamente com Cristo, no mundo por vir.


Ponto-chave: Meu alvo é o reino!

A IGREJA É UM VIVER

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 22: Dia a dia tomar a cruz e seguir o Senhor (Lc 9:23)

Leitura bíblica:  Mt 16:12-18


Ler com oração:  Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus (Mt 16:6).


A IGREJA É UM VIVER

O capítulo 16 de Mateus nos dá uma grande revelação: a igreja. Contudo, quando lemos o versículo 12, Deus nos proporciona uma nova visão acerca dela: “Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus”. Esse versículo estabelece um princípio para vermos a realidade da vida da igreja – estarmos livres da influência do fermento, ou seja, dos ensinamentos dos fariseus e saduceus.
Quando o Pai se revela, nós temos o Filho, pois o mistério de Deus é Cristo; quando o Filho se revela nós temos a igreja, pois o mistério de Cristo é a igreja (vs. 16-18). A igreja é algo dinâmico e não estático. Se apenas a virmos como uma definição nesse capítulo 16 de Mateus, é muito provável que não tenhamos conseguido superar o “fermento” que precede sua revelação. A igreja, como apresentada nessa porção da Palavra, sugere, segundo sua tradução do grego – ekklesía, a assembleia dos chamados para fora – algo dinâmico. Assim, a igreja está relacionada a um viver, uma ação.
Dessa forma, se estivermos abertos ao Senhor para assimilar sob esse ângulo, certamente, nossa vida da igreja será mais útil para Deus e Seu propósito. Por isso precisamos sempre acautelar-nos e não ficar presos às tradições e ensinamentos passados, que podem nos levar a discutir e nos dividir dos demais filhos de Deus!


Ponto-chave:  Livres do fermento para receber revelação nova na Palavra.