segunda-feira, 5 de maio de 2014

A EXPERIÊNCIA NO ÁTRIO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)

Leitura bíblica: 1 Co 6:11; Tt 3:5; Hb 10:19-22

Ler com oração: Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão (Hb 9:22).


A EXPERIÊNCIA NO ÁTRIO

Na semana anterior, abordamos “A visão do tabernáculo”, que ilustra o caminho que todo filho de Deus deve percorrer desde sua conversão até alcançar a maturidade na vida divina (Hb 10:19-22). Nesta semana, continuaremos a falar sobre esse tema, dando atenção aos detalhes da edificação do tabernáculo, os quais ilustram aspectos pessoais envolvidos nessa edificação.
Êxodo 25:2-3 diz: “Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze”. As ofertas mencionadas nesses versículos são para a edificação do tabernáculo. Isso indica que a obra de Deus precisa da participação do homem, seja no serviço espiritual, seja na oferta de bens materiais, com um coração voluntário.
A edificação do tabernáculo tinha como finalidade oferecer a Deus um lugar onde Ele habitasse no meio de Seu povo: “E me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles” (v. 8). E tudo deveria ser construído de acordo com o modelo que o Senhor predeterminou (v. 9). Isso nos adverte que precisamos prestar muita atenção ao edificar a igreja, a casa de Deus nos tempos atuais (1 Tm 3:15). Na edificação da igreja deixamos de lado nossos conceitos e opiniões humanas e buscamos, diante do Senhor, o Seu modelo.
Conforme foi destacado na semana anterior, o tabernáculo representa nossa experiência e realidade de vida. Ele era composto de três compartimentos: o átrio, o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Em cada compartimento havia móveis e utensílios para o serviço sacerdotal.
A primeira experiência se dava no altar do holocausto, localizado no átrio (Êx 27:1-8). Nele, eram oferecidos sacrifícios. O sumo sacerdote recebia a oferta do ofertante pecador, nesse caso um novilho ou um carneiro, impunha sobre ela as mãos, como um sinal de união e identificação do ofertante com esse animal, e, em seguida, a imolava. Seu sangue era derramado na base e ao redor do altar, representando a morte do pecador; depois, sua carne era cortada em pedaços e, finalmente, colocada sobre o altar para ser queimada (29:10-18). Essa primeira experiência, portanto, está relacionada ao derramamento de sangue, isto é, à redenção que há em Cristo (Rm 3:24; Hb 9:22). Como o Senhor derramou Seu sangue por nós, o problema dos nossos pecados foi resolvido.
Uma vez resolvido, podemos passar pela experiência da bacia de bronze (Êx 30:17-21). Nela, Arão e seus filhos lavavam suas mãos e pés. Essa experiência representa nossa purificação. Paulo nos fala em 1 Co 6:11 que fomos lavados em o nome do Senhor. Quando invocamos o nome do Senhor, experimentamos o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3:5).
Depois da nossa experiência com o altar do holocausto e a bacia de bronze, podemos avançar para a próxima fase, o Santo Lugar. Ele era separado do átrio por um véu, feito de cinco colunas, que representa a responsabilidade (Êx 36:35-38). Podemos associar o número cinco aos cinco dedos das mãos. Quando queremos sustentar algo com muita firmeza, usamos nossos cinco dedos. Amanhã daremos continuidade à experiência no Santo Lugar. Jesus é o Senhor!


Ponto-chave:
Uma habitação para Deus