segunda-feira, 22 de julho de 2013

UM IMPORTANTE PRINCÍPIO A SER APRENDIDO PELOS SERVOS DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 19: Ouro transparente [1] – (Gn 2:10-12a; 1 Pe 1:7; Ap 21:18, 21)
Leitura bíblica:Jo 16:7-8; At 9:22-29; Ef 1:3-14


Ler com oração: Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente (2 Tm 2:24).

UM IMPORTANTE PRINCÍPIO A SER APRENDIDO PELOS SERVOS DO SENHOR

O ministério do apóstolo João em sua maturidade consistiu em conduzir os irmãos a praticar as verdades, principalmente as reveladas pelo apóstolo Paulo em suas epístolas escritas após ser preso em Roma. Elas descrevem a economia neotestamentária de Deus, isto é, Seu propósito eterno de dispensar Sua vida a todo homem (Ef 1:3-14).

Paulo foi chamado por Deus de modo especial, quando estava a caminho de Damasco para perseguir os cristãos. Sendo zeloso do judaísmo, prendia e encarcerava aqueles que invocavam o nome do Senhor Jesus, até que o próprio Senhor lhe apareceu. Ao ver uma grande luz, Paulo caiu ao chão e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9:4b). Ele ainda não se dera conta de que estava perseguindo o próprio Jesus, por isso perguntou: “Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 5). Então o Senhor determinou que Paulo aguardasse em Damasco, onde lhe diriam o que fazer.

A seguir, o Senhor enviou um irmão chamado Ananias para orar por Paulo e orientá-lo. Por meio de Ananias, Paulo foi levado a invocar o nome do Senhor, recebeu o batismo e o comissionamento de pregar o evangelho aos gentios. Após permanecer um período em Damasco, ele se dirigiu para as regiões da Arábia, onde obteve a revelação divina, conforme descreve em 2 Coríntios 12:1-4: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”.

Ao revelar essas palavras a Paulo, Deus o estava equipando para transmitir o evangelho aos gentios. Assim como Moisés foi incumbido por Deus para revelar ao povo de Israel Sua economia no Antigo Testamento, Paulo foi comissionado e equipado por Deus para transmitir a todos nós Seu propósito no Novo Testamento.

Após receber essa revelação, Paulo voltou para Damasco, e, ao pregar o evangelho, procurava demonstrar aos judeus que ali moravam que Jesus é o Cristo, mas seus argumentos os confundiam, por isso eles tentaram matá-lo (At 9:22-23). Paulo havia sido comissionado por Deus para ser apóstolo perante os gentios, mas, porque possuía argumentos fortes, passou a ter problemas com os judeus ao tentar convencê-los. O mesmo ocorreu quando foi para Jerusalém (vs. 29-30). Então, a fim de evitar que fosse morto, os irmãos de lá o enviaram para Tarso.

Isso nos mostra um princípio a ser adotado em nosso serviço a Deus: não utilizemos nossa habilidade natural para argumentar e persuadir os outros em favor do evangelho; antes, busquemos, com humildade, ser fiéis ao encargo que o Senhor nos confiou de anunciar o evangelho. Deixemos a obra de convencer as pessoas para o Espírito Santo (Jo 16:7-8).


Ponto-chave: O servo do Senhor não vive a contender.

Pergunta: Que encargos o Senhor comissionou a João e a Paulo?