quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Observar os mandamentos da lei em nosso viver


Observar os mandamentos da lei em nosso viver

Escrito por Dong Yu Lan
Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices (Sl 19:7).Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus (Mt 5:20)

Mt 5:17-20; 22:37-40; Tg 1:22

As palavras que o Senhor ministrou a Seus discípulos em Mateus 5, 6 e 7 tinham como objetivo prepará-los para reinar no mundo que há de vir. Essas palavras também se destinam a nós, hoje.

Diante disso, precisamos ter clareza que a lei do Antigo Testamento não foi revogada, mas cumprida pelo Senhor Jesus, a não ser no aspecto das ordenanças ligadas aos rituais, as quais foram abolidas por Ele na cruz (Ef 2:15). Embora muitos pensem que a partir da nova aliança firmada no Novo Testamento não seja mais necessário cumprir os mandamentos, o Senhor enfatizou que, se queremos participar do reino dos céus, devemos zelar pelo cumprimento da lei, pois Ele exige de nós a prática da justiça.

Tanto a lei como os profetas do Antigo Testamento servem para mostrar nossa real situação e apresentar o padrão de justiça que Deus requer de nós. De acordo com esse padrão, ser justo não significa apenas deixar de pecar, mas sim observar e praticar os mandamentos estabelecidos por Ele em Sua lei. Jó, por exemplo, foi considerado justo em sua época, porque era íntegro e reto, temente a Deus e se desviava do mal. Mas hoje o Senhor requer de nós que excedamos esse padrão de justiça.

Não sejamos como as pessoas comuns, que se consideram dispensadas de cumprir os mandamentos da lei. Fomos escolhidos por Ele especificamente para governar o mundo que há de vir. Por essa razão, busquemos ser pessoas justas e corretas, que observam a lei e praticam a Palavra de Deus (Tg 1:22). Na verdade, devemos exceder a justiça praticada pelos escribas e fariseus do Antigo Testamento. Caso violemos algum desses mandamentos ou ensinemos isso a outros, nossa posição no reino dos céus será mínima. Mas, se os observarmos e ensinarmos, obteremos uma grande posição no reino dos céus (Mt 5:19-20).

O Senhor destacou que toda a Lei e os profetas dependem de dois mandamentos: o primeiro é amar ao Senhor, de todo o coração, de toda alma e de todo entendimento; o segundo é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:37-40). Isso porque os primeiros cinco mandamentos dizem respeito à nossa relação com Deus e se resumem em amar a Deus, e os cinco últimos dizem respeito à nossa relação com os homens e se resumem em amar o próximo. Os mandamentos da lei devem ser observados em todo o nosso viver, que inclui o ambiente familiar, a vida social, a vida profissional e a vida de reuniões da igreja.