domingo, 1 de novembro de 2020

PERSEVERAR ATÉ O FIM

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – DOMINGO (páginas 36, 37 e 38)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIAO PODER DO EVANGELHO
– EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: DEUS NOS CHAMA PARA SEU REINO E GLÓRIA – (1 TS 2:12)
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
Mt 24:13
Ler com oração:
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hb 10:35-36).

PERSEVERAR ATÉ O FIM
A jornada para o reino envolve muitas tribulações, conforme lemos: “Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (At 14:22). A palavra “importa” aqui significa é necessário. Isso indica que o caminho que nos conduz ao reino passa por tribulações. Não precisamos pedir tribulações, porque aquelas pelas quais passamos são suficientes, nem devemos fugir delas, porque são necessárias. Devemos, sim, aproveitar as experiências difíceis para ganhar mais do Senhor e aprender mais lições. Não permitamos que as tribulações sejam em vão; pelo contrário, saiamos de cada uma delas mais maduros, mais experientes.
Ao se referir a nossa tão aguardada entrada no reino, o apóstolo Pedro disse: “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1:11). “Amplamente”! Essa palavra indica, por exemplo, que, se a média para passar no ano for 5, mas sua nota foi 5,05, você não obteve aprovação com ampla vantagem. Na verdade, você quase não passou. Agora, se a média for 5 e sua nota final foi 9,5, então pode-se dizer que você foi aprovado com margem ampla. Querido leitor, não vamos “passar raspando”, mas busquemos entrar com ampla vantagem no reino e na glória de nosso Senhor.
Em Romanos também há uma passagem que nos encoraja a perseverar para entrar no reino e ser glorificados. Nós que cremos no evangelho já fomos feitos filhos de Deus, mas Ele quer fazer de nós Seus herdeiros. Ele quer que prossigamos do status de filhos crianças (teknon, no grego) para filhos maduros (huios, no grego), e que esses filhos se tornem Seus herdeiros. O caminho que um filho de Deus percorre para se tornar um herdeiro envolve sofrimentos, não há como escapar: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8:17). Os sofrimentos, portanto, são o meio para nos inserir em Deus e nos glorificar, conforme lemos: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (v. 18). Que nossos sofrimentos sejam por Cristo e pela igreja, a qual é Seu corpo. Quando você se sentir cansado e abatido pelos sofrimentos, tire os olhos dos sofrimentos presentes e use a esperança para olhar para a glória com que seremos contemplados. Leiamos: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Co 4:17).
Por fim, para andar de modo digno de Deus, que nos chama para Seu reino e glória, precisamos de perseverança até o fim, e o que nos leva a perseverar é a esperança de que seremos salvos, como se lê: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13). Louvado seja o Senhor!
Nossa intenção, ao estudar as cartas de Paulo aos tessalonicenses, não é dar um estudo sequencial nem descrever todos os itens da verdade que constam nessas epístolas. Antes, nosso objetivo é extrair os grandes “diamantes” desses dois livros.
Vamos encerrar a mensagem com uma oração: “Senhor Jesus, nós Te agradecemos por essas palavras, porque Tu nos mostraste, Senhor, como nos conduzir na vida diária, normal, nesta vida cristã santa que Tu queres que tenhamos e como nos conduzir na vida da igreja. Ó Senhor Jesus! Que sejamos os imitadores do apóstolo Paulo, como ele foi de Ti. Senhor, estamos diante de Ti e queremos comprometer-nos Contigo, com Tua vontade, na questão do evangelho, porque isso é o que está em Teu coração. Estamos preparados para enfrentar muita luta, Senhor. Mas também queremos estar juntos para perseverar até o fim. Nós almejamos praticar a unidade, estando no mesmo espírito e unidos de alma. Senhor, pedimos que Tu nos aproves. Prova nosso coração e tira de nós qualquer coisa que não Te agrada para podermos ser carimbados por Ti com ‘Aprovado’. Senhor Jesus, queremos que Tu nos aproves a ponto de nos confiar o evangelho. Purifica nosso coração e não nos deixes ser cegados, Senhor, pelos ganhos, pela ganância, pela cobiça, pela glória, pela posição dos homens, por querer agradar a homens – nada disso, Senhor! Dá-nos um coração puro. Ensina-nos também, Senhor, a cuidar dos irmãos como mãe que acalenta e como pai que exorta e corrige seus filhos. Leva-nos a ter uma vida santa, piedosa, justa e irrepreensível diante de Ti. Também desejamos andar de modo digno de Ti porque ouvimos Teu chamamento. Tu nos chamas para Teu reino e glória, e nós queremos responder a esse chamamento. Sabemos que o andar é difícil, a porta é estreita e o caminho, apertado, mas queremos dizer ‘Amém’ a Ti. Estamos dispostos a perseverar até o fim neste caminho para receber uma entrada ampla no Teu reino e glória. Abençoa, Senhor, todos os irmãos, supre cada um, abençoa as famílias e cuida da saúde de cada um. Nós oramos em nome de Jesus. Amém!”.