segunda-feira, 30 de novembro de 2020

PREPARAR-SE PARA A VOLTA DO SENHOR

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SEGUNDA-FEIRA (páginas 45 e 46)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
1 Ts 1:10; 2:19-20; 3:13; 4:17-18; 5:23-24
Ler com oração:
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12).

PREPARAR-SE PARA A VOLTA DO SENHOR

O tema desta semana é “Cuidar da fé nos tempos do fim”. Nesta mensagem veremos a necessidade de nos preparar para a volta do Senhor, e isso tem a ver com nossa maturidade espiritual. Até esse dia chegar, necessitamos da palavra de Deus para cuidar de nossa fé, a fim de sermos confirmados e encorajados. Veremos que, como servos e filhos de Deus, passaremos por tribulações durante nossa jornada. Nesse processo de aflições e sofrimentos, o Senhor nos consola e nos conduz. Ele nos ensina que o justo vive pela fé, e esse viver traz prazer e alegria para nossa alma. Além disso, iremos aprender, por meio das experiências da igreja em Esmirna, que não estamos sozinhos nos momentos de sofrimento. O Senhor está à nossa frente e atrás de nós, dizendo: “Não tenham medo”. Hoje passamos por tribulações, mas ganharemos uma grande recompensa se permanecermos firmes na fé. O livro de Apocalipse mostra uma “janela” que revela o futuro dos que vencerem hoje. Durante esta semana, receberemos encorajamento, refrigério e direção. Em cada dia, o Senhor nos encherá de esperança, e estaremos mais preparados e seguros para Sua volta.
Deus nos chama para Seu reino e glória. Aleluia! Percebemos o amor do Senhor ao nos dispensar essa palavra oportuna para o tempo do fim. Paulo escreveu as epístolas aos tessalonicenses para que os irmãos daquela cidade se preparassem para a volta do Senhor, alcançando a maturidade espiritual, o que resultaria no arrebatamento deles na volta do Senhor.
Perceba, querido leitor, que esse assunto é tão importante que, no final de cada capítulo da primeira carta aos tessalonicenses, é mencionada a segunda vinda do Senhor. Vejamos os versículos que atestam essa verdade. No final do primeiro capítulo lemos que precisamos aguardar dos céus o Filho de Deus: “E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1 Ts 1:10). No final do segundo capítulo, Paulo fala da presença do Senhor em Sua vinda: “Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Ts 2:19-20).
No final do terceiro capítulo, novamente vemos a vinda de nosso Senhor Jesus: “A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos” (1 Ts 3:13). No final do quarto capítulo, Paulo prossegue expondo a volta do Senhor: “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (4:17-18). E, por fim, no final do quinto capítulo, o apóstolo conclui a Primeira Epístola aos Tessalonicenses dispensando seu encargo sobre a volta do Senhor Jesus: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (5:23-24).
Percebemos como a carta aos tessalonicenses revela aspectos importantes que auxiliam nossa preparação para a volta do Senhor. Vivemos os tempos finais, que antecedem Sua vinda, e a palavra profética nos dará direção. Se seguirmos o falar do Senhor, seremos vencedores.
Querido leitor, as palavras de 1 e 2 Tessalonicenses mostram que o desejo do Senhor é que sejamos arrebatados e, como vencedores, recebamos o galardão. Portanto aproveite este momento de estudo da Palavra. Desfrute e prepare-se. Ao desfrutar de cada capítulo dessas epístolas, peça luz ao Senhor e um coração de arrependimento. Ele certamente proverá todas as ferramentas para que você seja preparado e alcance a maturidade espiritual. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Qual é o encargo da Primeira Epístola aos Tessalonicenses?

Meu Ponto-chave:

Leitura de apoio:
“Vem, agora, e Eu te enviarei” – cap. 3 – Miguel Ma.
“O viver cristão nos tempos finais” – cap. 7 – Miguel Ma.