domingo, 1 de junho de 2014

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 1 Co 15:45; Cl 1:15, 19

Ler com oração: Aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração (2 Co 1:21-22). Não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam (Rm 10:12).

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Como ministros da nova aliança, fomos ungidos pelo Espírito. No Antigo Testamento, os sacerdotes eram consagrados e comissionados para exercer seu ofício com o óleo sagrado da unção. No Novo Testamento, trata-se de O Espírito, que é o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). Ele é todo-inclusivo, pois inclui o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas não se limita a isso. Ele também contém os elementos da obra do Senhor Jesus como homem. No Espírito há o viver humano do Senhor, Sua morte e ressurreição, bem como o poder que elas têm sobre o inimigo.
Como as medidas do óleo sagrado da unção envolvem os números três e quatro, no Espírito está o Deus Triúno e também a criação. Podemos dizer, então, que em O Espírito temos a divindade de Cristo e Sua humanidade, pois Ele é antes de todas as coisas e Nele habita toda a plenitude da divindade; Ele é o primogênito de toda a criação (Cl 1:15, 19).
Fomos feitos ministros da nova aliança. Quando temos contato com a Palavra de Deus, desejamos que essa Palavra se torne viva e abundante em nós. Não somos ministros da letra, isto é, não queremos apenas saber o que está escrito na letra. Queremos a realidade do Espírito e extrair vida da Palavra para sermos fortalecidos e praticarmos o que há nela em nosso viver diário. Dessa maneira seremos transformados. Essa deve ser nossa atitude diante das verdades bíblicas. Esse é o sentido prático de sermos ministros do Espírito.
A obra do Deus Triúno foi consumada em O Espírito. Deus Pai criou o universo e tudo o que nele há. Ele também nos predestinou para a filiação. O Filho, por Sua vez, passou pelo processo de morte e ressurreição, realizando a obra redentora em nosso favor. Em Sua morte, Ele eliminou o problema do pecado e destruiu aquele que tem o poder da morte; em Sua ressurreição, fomos ressuscitados juntamente com Ele. Não podemos mensurar quão rico é O Espírito. Ainda assim, podemos desfrutar todas Suas riquezas simplesmente invocando o nome do Senhor Jesus e tomando a Palavra em oração, no espírito.


Ponto-chave: O Espírito nos traz vida em abundância.